Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria inaugura nova sede em Barbalha em clima de celebração para a população

Defensoria inaugura nova sede em Barbalha em clima de celebração para a população

Publicado em

Uma das sedes da Defensoria mais ansiadas chegou a concretude na manhã desta terça (11 de julho), em Barbalha, região do Cariri cearense. Era desejo da população, dos defensores e defensoras, dos servidores e colaboradores que a cidade de Barbalha, que reúne mais de 13mil atuações defensoriais por ano, recebesse um prédio com mais conforto e carinho à população. A inauguração aconteceu em clima de festa com a benção do padre Cícero Leandro ao local e lembrou que a data escolhida era muito apropriada, dia de São Bento, que trará proteção a missão de acesso à justiça tão necessária nos tempos de hoje. 

A inauguração contou a presença do vice-prefeito Vevé Siqueira, da defensora geral Elizabeth Chagas, da subdefensora geral Samia Farias, da coordenador das Defensorias do Interior, Sheila Florencio, do juiz da comarca, Matheus Pereira Júnior, e o promotor de Justiça, Nivaldo Magalhães Martins, do supervisor da Defensoria no Crato, Marcelino Leal, da supervisora da Defensoria de Juazeiro, Jannayna Nobre, com a defensora de segundo grau, Sandra Dond, e dos defensores Fábio Marques, Anderson Lins, Celio Saraiva, Rafael Vilar, Nadinne Callou, Emanoel Jorge.

A nova sede de Barbalha fica na área central da cidade, próxima a Igreja Matriz, e possui mais de 300 metros quadrados, com dois pisos onde se distribui a organização do atendimento, sala para defensores, triagem e sala de mediação e de estagiários.

“Quem é persistente e teimoso como eu – características quase intrínsecas dos defensores públicos – sabe que procuramos muito, batalhamos, fomos atrás da documentação para, enfim, podermos entregar à população de Barbalha um prédio do jeito que ela merece: central e bem estruturado”, disse a supervisora Luciane de Sousa Silva Lima, que fez a fala de agradecimento a Defensoria Geral pelo apoio dos pleitos da região. Ela lembrou que mesmo antes de entrar na carreira, a cidade de Barbalha “a escolheu” e que continuará cumprindo sua missão com empenho para retribuir o carinho que recebe. “Essa casa hoje representa um marco, não só para Defensoria do Cariri, mas para os cidadãos barbalhenses, porque eles passarão a ser atendidos com o acolhimento que sempre receberam, mas,  principalmente com muita dignidade. Essa era a nossa maior preocupação de conferir um espaço de conforto e qualidade para a população”.

Para a defensora geral Elizabeth Chagas, a sede é fruto de um trabalho coletivo, onde toda a equipe da Defensoria esteve envolvida para fazer dar certo. “Hoje é dia de comemorarmos juntos, essa que considero uma vitória coletiva, de muitas mãos. Barbalha merece essa sede, merece defensores comprometidos como a defensora Luciane, e também os defensores Fábio e George que atuam aqui. A população de Barbalha merece ser recebida bem, com carinho, com conforto. Entregar esta sede me deixa extremamente feliz e traz o sinal de que estamos cumprindo nosso dever enquanto gestão, aqui ao lado da Samia, da Sheila, do Leandro e tantos outros que fazem parte deste time”, disse.  

Representando as muitas pessoas que precisam da Defensoria todos os dias, Maria Rodrigues prestigiou a inauguração. Olhei no meu despertador e vi: ‘10h Dra Luciane’. Tinha anotado porque não podia perder de abraçar quem sempre me acolheu tão bem”, frisa. Ela lembra como foi bem assistida desde que precisou entrar com uma ação de saúde em 2020. “A gente para a Defensoria não é só um número e processo. Aqui fui enxergada, ouvida. Agradeço ao Dr Kelsen, Dr Fábio que me acompanham e, principalmente, a Dra Luciane porque graças a força dela consegui me formar em Direito e, se Deus permitir, vou exercer esse ofício onde eu possa ajudar as pessoas como ela e a Defensoria me ajudaram”, diz.