
Defensoria inaugura primeiro posto de atendimento na Rede Cuca
TEXTO: Bianca felippsen
Fotos: Zé Rosa
Em um marco importante para o acesso à justiça nas periferias de Fortaleza, foi inaugurado nesta terça-feira (1º/4) o primeiro posto de atendimento da Defensoria Pública do Estado do Ceará na Rede Cuca – Barra. A iniciativa é fruto da parceria entre a Defensoria e a Secretaria de Juventude de Fortaleza, com o objetivo de descentralizar os serviços jurídicos gratuitos e aproximá-los das juventudes e das comunidades da Regional I. A entrega do novo posto faz parte da estratégia de expansão da Defensoria Pública, que vem ampliando seus núcleos e parcerias para garantir que a população tenha acesso rápido e eficiente aos seus direitos.
Estiveram presentes o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, a defensora geral do Ceará, Sâmia Farias, o secretário da juventude de Fortaleza, Julio Brizzi, o secretário da Regional I, Antonio Alves Conin, o secretário de relações comunitárias, André Barbosa, o subdefensor geral, Leandro Bessa, o presidente da Rede Cuca, Luis Fernando Barros, o secretário-chefe de gabinete do prefeito, Eudes Bringel, a subcorregedora da Defensoria, Patrícia de Sá Leitão, a defensora que atuará na unidade Cuca, Raquel Mascarenhas, a assessora de projetos da Defensoria, Camila Vieira, assessora de planejamento e controle da Defensoria, Denise Castelo e o diretor da Central das Defensorias da Capital, Manfredo Rommel.
A nova unidade inaugurada funcionará de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e contará com uma defensora pública atuando semanalmente no local. Oferece atendimento nas áreas cível, de família, consumidor, infância e juventude, entre outras, reforçando o compromisso das instituições envolvidas com uma justiça mais acessível, humanizada e presente nos territórios mais vulneráveis.
Durante a solenidade, a defensora pública geral do Estado, Sâmia Farias, destacou a importância da iniciativa e afirmou que a atuação será ampliada para todas as unidades da Rede Cuca, completando a presença da Defensoria em todas as regionais. “Aqui é o marco zero. Então a gente inicia aqui, mas a ideia é que possamos expandir e realmente estarmos em todas as regionais de Fortaleza. Na Rede Cuca temos cultura, lazer, esporte e cidadania. Então, não há melhor ambiente para que a Defensoria possa estar: levando justiça, cidadania, acesso aos direitos de quem mais precisa. E aí eu tenho que fazer um agradecimento muito especial ao Júlio. Logo que ele assumiu a Secretaria de Juventude, nos procurou porque era um desejo antigo essa parceria. E a gente encampou a ideia de descentralizar ainda mais o atendimento. Nosso Núcleo Central funciona no bairro Luciano Cavalcante e a gente sabe da dificuldade de locomoção, da distância da população. E estamos firmando parcerias para que a gente possa realmente estar mais próximo do povo, levando a nossa missão constitucional”, afirmou.
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, ressaltou a relevância da parceria para garantir cidadania às juventudes. “Queria dizer que hoje é um dia muito especial, quando a gente honra e cumpre nossos compromissos. Assim como a Defensoria, eu sempre disse, uma das principais missões nossas à frente da Prefeitura de Fortaleza, é fazer com que as políticas públicas fossem descentralizadas, chegassem na ponta, chegassem a todos os bairros de Fortaleza, aos 121 bairros de Fortaleza, e hoje se concretiza justamente essa nossa narrativa”, disse. “Eu não posso aqui nesse momento deixar de agradecer a toda a Defensoria Pública do Estado do Ceará, aqui representada pela Dra Sâmia, Dr. Leandro, pela Dra Raquel, que estará aqui conosco, pela Dra Camila, que estará aqui também, o Dr Rommel, enfim, para todos vocês fica aqui o nosso agradecimento e aqui o desafio de ampliarmos para que a Defensoria possa chegar ainda nas duas regionais que estão faltando”.
Já o secretário da Juventude de Fortaleza, Júlio Brizzi, celebrou a chegada da Defensoria à Rede Cuca. “Um dia muito feliz para a rede Cuca, para a Barra do Ceará que irá receber a Defensoria, que é advocacia pública de qualidade, para que as pessoas da comunidade tenham acesso à justiça. Estamos aguardando a Defensoria nos outros Cucas para levar para outros territórios, na cidade de Fortaleza, o acesso aos direitos”.
Algumas lideranças comunitárias estiveram presentes, como a liderança do Morro Santiago, Luzanira de Oliveira, que estava emocionada com a inauguração do espaço. “Agora sim posso dizer que estaremos perto dos nossos direitos, a gente precisava desse equipamento, da Defensoria aqui perto da gente”. A chegada também foi comemorada pela defensora popular, Cidinha, do Oitão Preto, que também acompanhou o momento.
Serviço:
Sala de Atendimento da Defensoria Pública na Rede Cuca
Funcionamento: Terça a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Av. Pres. Castelo Branco, 6417, Barra do Ceará