Defensoria lança série de reportagens sobre proteção e solidariedade nas relações de consumo
O período de isolamento social para conter a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) forçou o não funcionamento de muitos setores da economia e tem significado perda de renda para muita gente que, em dias normais, já não dispõe de reserva financeira.
Essa nova realidade tem suscitado muitas dúvidas sobre direitos do consumidor e levado milhares de pessoas a uma adequação nos gastos de casa. Pensando nisso, a Defensoria Pública do Estado do Ceará produziu uma série especial de reportagens sobre proteção e solidariedade nas relações de consumo.
Seis textos orientam a população a respeito de pedidos para revisão no valor do aluguel; mudanças em contratos com profissionais liberais; como ter acesso a assistências técnicas e coberturas de garantia; cuidados para não cair em golpes; como agir diante do corte de serviços essenciais e do que fazer quando já se tinha passagem de avião comprada para viajar justo durante o período de pandemia.
Todas as dicas são dadas por defensores públicos que atuam na esfera da defesa dos direitos do consumidor ou são referência na área. No material, o assistido da Defensoria também tem acesso aos contatos emergenciais que deve acionar diante de algum caso de violação de direitos.
Pandemia pode justificar revisão de contratos, inclusive imobiliários
Enfrentamento à Covid-19 redefine serviços essenciais e Defensoria alerta consumidores
Contratos entre civis também podem ser regidos pelo CDC e sofrer revisão na pandemia
Assistência técnica, garantias e troca de produtos: como agir em tempos de pandemia
“Na dúvida, não aceite”. Os cuidados para evitar golpes e fraudes durante a pandemia
Estava com viagem marcada e veio a pandemia. O que fazer?