Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria leva atendimento e educação em diretos para a população de Flecheiras com o projeto Amar Defensoria 

Defensoria leva atendimento e educação em diretos para a população de Flecheiras com o projeto Amar Defensoria 

Publicado em
Texto: Samantha Kelly, Estagiária em Jornalismo
FOTOS: ZE ROSA FILHO

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) realiza a segunda edição do projeto Projeto Amar Defensoria – um mar de direitos, ação dedicada às comunidades tradicionais localizadas no litoral cearense, levando atendimento e educação em direitos. Desta vez o projeto acontece nos dias 28 e 29 de maio, na Praça da Praia de Flecheiras (rua Raimundo Nato), no Trairi-CE.

O serviço acontece da seguinte forma: na terça-feira (28.05) a estrutura da carreta estará com a equipe de colaboradores realizando a triagem, das 9h30 às 16h. A população receberá orientações sobre a documentação necessária para os casos apresentados. Já o atendimento dos defensores e defensoras será na quarta-feira (29.05),  de 8h às 12h,  quando os defensores públicos darão entrada nas ações.

A população pode buscar por atendimento para pedidos de pensão, divórcio, saúde, retificação de documentos, emissão de certidões entre outras soluções extrajudiciais de conflitos ou realizar o acompanhamento de processos. Dentre elas destacam-se a atuação em áreas criminais, de família, direito do consumidor, saúde, idoso, infância e juventude e execução penal.

O projeto marca o ano de 2024 da Defensoria, onde se comemora os 185 anos do nascimento e os 110 anos do falecimento do Dragão do Mar, abolicionista e heroico pescador cearense. Trata-se de uma ação que promove um mapeamento e uma aproximação com as comunidades litorâneas, formadas por rendeiras, marisqueiras, pescadores, indígenas, quilombolas, cozinheiros e brincantes.

A defensora pública Camila Vieira, assessora de projetos da instituição, destaca o objetivo da ação. “Ele traduz e mostra o esforço e o empenho da instituição  em investir e possibilitar uma interiorização maior, além de promover projetos itinerantes para que estejamos cada vez mais perto das pessoas que mais necessitam, das pessoas em situação de vulnerabilidade. Então a Defensoria Pública vai até a comunidade, vai até os municípios para promover o acesso à justiça”.

Camila destaca que o Amar Defensoria também procura dar visibilidade às comunidades tradicionais e aos seus saberes. “Encaminhar soluções possíveis para garantir direitos dessa população, através da articulação entre sociedade civil, Defensoria Pública, instituições e poder público, envolvendo todos nesse movimento em prol da garantia e da efetivação de direitos das pessoas, das comunidades tradicionais e pessoas em situação de vulnerabilidade”, acrescentou.

 

Serviço

Projeto Amar Defensoria – um mar de Direitos 

Dias: 28 de maio triagem e 29/05 atendimento marcado

Horário: Triagem: 9h30 às 16h e atendimento: 8h às 12h

Local: Praça de Flecheiras, Trairi-CE – Rua Raimundo Nato