
Defensoria leva atendimentos à Casa do Povo da Rua – Dom Luciano Mendes, no Centro de Fortaleza, nesta quarta (03)
A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) promove, nesta quarta-feira (03), mais uma ação de atendimento voltada para a população em situação de rua de Fortaleza. Das 13h às 17h, a Van de Direitos estará na Casa do Povo – Dom Luciano Mendes, que fica na Rua Coronel Ferraz, 222, no Centro da capital.
A iniciativa do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC) tem como objetivo garantir dignidade, ampliar o atendimento jurídico e aproximar a Defensoria de pessoas que estão em vulnerabilidade. “São pessoas que, além de não ter onde morar, também enfrentam preconceito e, muitas vezes, deixam de buscar seus direitos. Ao oferecer esses atendimentos, nós também estamos dizendo que eles podem contar com a Defensoria”, destacou a defensora pública Mariana Lobo, supervisora do NDHAC.
A Casa do Povo da Rua – Dom Luciano Mendes é um espaço de convivência fraterna criado pela Pastoral do Povo da Rua em Fortaleza. No local, pessoas em situação de rua e catadores de materiais recicláveis encontram acolhida, apoio e oportunidades de fortalecimento de vínculos e conquista de direitos.
Além desta ação, a Defensoria Pública mantém um calendário de atividades mensais direcionadas a esse público. O programa Pop Rua em Ação, desenvolvido em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS) do Ceará e outros órgãos do Sistema de Justiça, oferece serviços como regularização de documentos, acesso a políticas públicas, inclusão em programas sociais e segurança alimentar.