Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa da implantação do Sistema de Gestão e Informações de Mulheres (Sigim)

Defensoria participa da implantação do Sistema de Gestão e Informações de Mulheres (Sigim)

Publicado em

A Defensoria Pública Geral esteve presente na abertura dos trabalhos da oficina de implementação do Sistema de Gestão e Informações de Mulheres (Sigim), que compõe o Previo (Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência). A mesa de abertura foi composta pela vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, pela defensora geral do Ceará, Elizabeth Chagas, pelo secretário de segurança do Ceará, Sandro Caron, pela secretária executiva de políticas públicas paras as mulheres, Denise Aguiar, pela juíza do Tribuna de Justiça do Ceará, Rosa Mendonça e pelo promotor de Justiça Hugo Frota Magalhães.

O Previo é uma expansão do Pacto por um Ceará Pacífico e tem como objetivo geral qualificar a atuação para projetos de prevenção social e de segurança pública, na perspectiva de redução de vulnerabilidades e de violências para públicos específicos: crianças, jovens, adolescentes gestantes, egressos do sistema socioeducativo, população LGBT e mulheres em situação de violência.

A defensora geral discursou aos presentes relembrando sua atuação no enfrentamento à violência e o caráter preventivo dos dados para mapear as políticas públicas. “O perfil das mulheres vítimas de violência é de extrema importância para que possamos tomar decisões e adotar as políticas públicas adequadas para coibir violências contra a mulher. O Estado do Ceará prioriza e com atitudes como esta dá a devida importância a uma violência que afeta presentes e futuras gerações, causando impactos graves na sociedade. Quando vemos esta preocupação sistematizada – tão bem organizada pela professora Izolda e sua equipe – isso só vem fortalecer às políticas de enfrentamento à violência e sobretudo, de prevenção integrando todas as instituições que compõe a rede”, frisou. 

Nesta etapa, o Previo possui o pilar da coleta de dados para direcionado à prevenção social da violência e o Sistema apresentado pretende mapear todas as vulnerabilidades sociais, culturais e econômicas que levam a mulher a uma situação de violência. “Eu estou muito entusiasmada de ver que caminhamos para ofertar que a mulher possa ter o suporte e ter a sua vida transformada, emancipada, sobre diversos aspectos. É muito valioso. Desejo que sejamos eficientes e persistentes para fazer um trabalho bem legal e que ele esteja em uso o mais breve possível. Estamos ainda no mês da mulher que é o mês de convocação de todos nós para fazer sempre um algo a mais para limpar essa chaga da nossa sociedade”, discursou a vice-governadora.

A defensora e supervisora do Núcleo Descentralizado do Mucuripe, Michele Alencar, a defensora e a supervisora do Núcleo de Enfrentamento à Violência contras as Mulheres (Nudem Fortaleza) Jeritza Braga e a defensora e coordenadora da Rede Acolhe Gina Moura e o sociólogo e coordenador da Rede Acolhe, Thiago Holanda participaram dos trabalhos ao longo do dia.