Defensoria participa da primeira reunião do PreVio de 2023
A Defensoria Pública do Estado esteve presente nessa quinta-feira (2/3) na primeira reunião ordinária do Comitê Deliberativo de Fortaleza do Programa Integrado de Prevenção e Redução à Violência (PReVio). O momento aconteceu na sede do Paço Municipal e foi conduzido pelo vice-prefeito Élcio Batista.
Secretária executiva da DPCE, a defensora pública Flávia Andrade acompanhou a apresentação do diagnóstico de dados da violência e da vulnerabilidade dos territórios, bem como a exposição de estratégias de atuação conjunta de enfrentamento. O programa tem a finalidade de reduzir os índices de criminalidade por meio do planejamento de ações de segurança social e políticas sociais para mulheres, pessoas LGBT, crianças, adolescentes, jovens e gestantes, além de egressos do sistema socioeducativo.
Para ela, o impacto defensorial no trabalho de prevenção é singular no alcance de resultados significativos. “Muitíssimo importante é cuidar dessa primeira infância, investir na prevenção, na promoção da educação em direitos dentro das escolas, pois há um desconhecimento das leis e suas consequências. Posso não atingir todos, mas posso começar a ter diminuição da violência doméstica, por exemplo. Possibilitar acompanhamento psicológico e social para crianças e jovens também é essencial”, contextualizou a defensora.
O vice-prefeito ressaltou as boas expectativas sobre as atividades do comitê. “Tenho muita crença que podemos fazer um excepcional trabalho, cirúrgico e que aqui os projetos estão focados na prevenção. Se a gente executar bem nesses territórios, monitorar bem, podemos ter boas práticas para serem multiplicadas, escaladas tanto na cidade de Fortaleza quanto no Brasil. Quando falamos em escola e tempo integral, em creche, isso vai significar uma geração completamente diferente das do passado. Agora é aproveitar as ideias e sugestões que foram dadas para aperfeiçoar”, pontuou.
Além da Defensoria Pública, a reunião contou com a participação de representantes do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Ministério Público do Estado (MPCE), Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP), Polícia Militar (PMCE), Polícia Civil, Perícia Forense (Pefoce) e secretários municipais.
O PReVio é coordenado pela Vice-Governadoria do Ceará em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Secretaria da Educação (Seduc) e Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas).


