Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa da primeira reunião do PreVio de 2023

Defensoria participa da primeira reunião do PreVio de 2023

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado esteve presente nessa quinta-feira (2/3) na primeira reunião ordinária do Comitê Deliberativo de Fortaleza do Programa Integrado de Prevenção e Redução à Violência (PReVio). O momento aconteceu na sede do Paço Municipal e foi conduzido pelo vice-prefeito Élcio Batista.

Secretária executiva da DPCE, a defensora pública Flávia Andrade acompanhou a apresentação do diagnóstico de dados da violência e da vulnerabilidade dos territórios, bem como a exposição de estratégias de atuação conjunta de enfrentamento. O programa tem a finalidade de reduzir os índices de criminalidade por meio do planejamento de ações de segurança social e políticas sociais para mulheres, pessoas LGBT, crianças, adolescentes, jovens e gestantes, além de egressos do sistema socioeducativo.

Para ela, o impacto defensorial no trabalho de prevenção é singular no alcance de resultados significativos. “Muitíssimo importante é cuidar dessa primeira infância, investir na prevenção, na promoção da educação em direitos dentro das escolas, pois há um desconhecimento das leis e suas consequências. Posso não atingir todos, mas posso começar a ter diminuição da violência doméstica, por exemplo. Possibilitar acompanhamento psicológico e social para crianças e jovens também é essencial”, contextualizou a defensora.

O vice-prefeito ressaltou as boas expectativas sobre as atividades do comitê. “Tenho muita crença que podemos fazer um excepcional trabalho, cirúrgico e que aqui os projetos estão focados na prevenção. Se a gente executar bem nesses territórios, monitorar bem, podemos ter boas práticas para serem multiplicadas, escaladas tanto na cidade de Fortaleza quanto no Brasil. Quando falamos em escola e tempo integral, em creche, isso vai significar uma geração completamente diferente das do passado. Agora é aproveitar as ideias e sugestões que foram dadas para aperfeiçoar”, pontuou.

Além da Defensoria Pública, a reunião contou com a participação de representantes do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Ministério Público do Estado (MPCE), Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP), Polícia Militar (PMCE), Polícia Civil, Perícia Forense (Pefoce) e secretários municipais.

O PReVio é coordenado pela Vice-Governadoria do Ceará em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Secretaria da Educação (Seduc) e Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas).