Defensoria participa de entregas do Ceará Sem Fome em parceria com o Sebrae
O Governo do Estado realizou, nesta terça-feira (15), no Centro de Eventos do Ceará, a aula inaugural do projeto +Qualificação e Renda – Empreendedorismo e Desenvolvimento para os voluntários das cozinhas e beneficiários do Programa Ceará Sem Fome. A ação acontece em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do Quero Empreender, e ao todo irá beneficiar cerca de 23 mil pessoas nos 184 municípios cearenses. A assessora de relacionamento institucional, Lia Felismino, esteve presente na ação.
“Hoje é um dia muito importante para os beneficiários e beneficiárias do Ceará Sem Fome, como também dos cartões Ceará Sem Fome. Essa é a verdadeira face deste Programa tão importante, levar para pessoas, que hoje necessitam do alimento, condições de se qualificar e até mesmo ter seu próprio negócio”, destacou a primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas.
Ainda durante o evento, foram entregues certificados de mais de 2 mil pessoas, voluntárias e beneficiárias em capacitações promovidas pela Secretaria do Trabalho (SET), Secretaria da Proteção Social (SPS), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), além de instituições e empresas parceiras. A SPS também entregou 133 kits para concludentes dos cursos de alongamento de unhas acrigel, cabeleireiro unissex, maquiagem, masseiro e design de sobrancelha.
Com o Quero Empreender, o Sebrae utiliza de uma metodologia que trabalha diversos pontos em prol da capacitação das pessoas para que possam ser integradas no mercado de trabalho.
Poderão participar beneficiários do Ceará sem Fome e do seu núcleo familiar, de mesma residência, a partir de 16 anos de idade (ou 18 anos, a depender do curso); cozinheiros, auxiliares e seus familiares (de mesma residência); voluntários; beneficiários do cartão Ceará sem Fome e familiares (de mesma residência). As inscrições podem ser feitas nas próprias Cozinhas Ceará Sem Fome e é necessário levar CPF, RG e Comprovante de Residência e outras informações que possam ser solicitadas, a depender do curso.
Atualmente, o Ceará Sem Fome conta com 1.300 cozinhas funcionando, sendo 374 em Fortaleza e 926 no Interior. Essa estrutura resulta em 125.676 refeições servidas por dia, com 27.416.215 refeições distribuídas desde a criação do Programa. Com o cartão Ceará Sem Fome, mais de 53 mil pessoas são beneficiadas mensalmente. Mais de R$ 138 milhões já foram investidos somente em 2024.
Com informações do GovernoCE