Defensoria prestigia programação do Dia Internacional da Mulher na Casa da Mulher Brasileira
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (8/3), a Casa da Mulher Brasileira promoveu uma manhã de atividades voltadas para o público feminino. Representando a Defensoria Pública do Ceará (DPCE), as defensoras titulares do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem), Anna Kelly Nantua e Noêmia Landim, participaram das atividades.
A programação contou com apresentação cultural do Instituto Katiana Pena (IKP) e duas mesas de debates com os temas “Lei Maria da Penha: desafios à implementação no cotidiano” e “Violência de Gênero nas redes sociais”. O evento contou com a participação on-line de Maria da Penha.
“É muito importante a presença da Defensoria em eventos como esse , pois a gente pode perceber a integração entre os órgãos que compõem a Casa da Mulher Brasileira para que eles fiquem cada vez mais fortalecidos e integrados uns aos outros, justamente para facilitar o acolhimento da mulher vítima de violência doméstica, além de facilitar a adoção de medidas cabíveis contra a violência. Esses encontros nos aproximam ainda mais e nos permitem a troca de ideias e experiências que facilitam esse trabalho de prevenção e de combate à violência doméstica”, avalia Anna Kelly Nantua.
A Casa da Mulher Brasileira é um equipamento que atua com rede de proteção e atendimento humanizado às mulheres que foram vítimas de violência. Ele foi construído e equipado pelo Governo Federal, a partir de iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), e é gerido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.
A Defensoria Pública, por meio do Nudem, atende às mulheres vítimas de violência na CMB, que concentra também o atendimento da Delegacia de Defesa da Mulher, Ministério Público e Juizado Especial. Assim, o suporte prestado às mulheres em situação de violência doméstica é múltiplo e em acordo às necessidades de cada uma. O atendimento é 24 horas, todos os dias da semana.
O Nudem da Defensoria Pública atende também na Casa da Mulher Cearense, em Juazeiro do Norte, além da sede da DPCE em Crato. Em Sobral, o núcleo atende na Casa da Mulher Cearense, instalada em 2022.



