Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa de Reunião Ordinária da Secretaria Nacional do Consumidor

Defensoria participa de Reunião Ordinária da Secretaria Nacional do Consumidor

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará esteve presente durante a 29a Reunião Ordinária da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), nesta quinta-feira (02.03), no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília. O encontro contou com diversas participacões, dentre elas o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flavio Dino, o Ministro do STJ, Flávio Dino e o Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damos.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) integra o Ministério da Justiça e tem suas atribuições estabelecidas no art. 106 do Código de Defesa do Consumidor e no art. 3º do Decreto n° 2.181/97 e coordena o SNDC – Sistema Nacional do Consumidor. Sua atuação concentra-se no planejamento, elaboração, coordenação e execução da Política Nacional das Relações de Consumo, e tem como um dos objetivos garantir a proteção e exercício dos direitos dos consumidores.

A defensora pública Amélia Rocha, supervisora do Núcleo de Defesa do Consumidor da DPCE e coordenadora da comissão de Defesa do Consumidor do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), reforçou em seu pronunciamento o enfrentamento ao Decreto 11.150/2022, que dispõe sobre o chamado mínimo existencial, conceito essencial para a definição da pessoa superendividada conforme a Lei do Superendividamento (Lei 14.181/2021).

“Se não enfrentarmos e resolvermos a definição do mínimo existencial, ‘estaremos enxugando gelo’ na efetivação do Código de Defesa do Consumidor após Lei 14.181/2021. E sobre tal definição tem razão o Ministro Marco Buzzi em sua fala, há pouco, de que deve ser definido no caso concreto”, pontuou na reunião.

Ao final do segundo dia de trabalho, foi lida e aprovada a carta pela “União e Reconstrução do Sistema Nacional do Consumidor” .