Defensoria participa do lançamento do projeto “Imuniza Mais” para fomentar vacinação especialmente entre crianças
A Defensoria Pública Geral do Ceará (DPCE) prestigiou na manhã desta sexta-feira (24/2) a solenidade de lançamento do “Imuniza Mais”, projeto do Ministério Público (MPCE) para contribuir com o aumento da cobertura vacinal no estado. A cerimônia aconteceu no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), no Cambeba.
Supervisora do Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa) da DPCE, Yamara Lavor representou a instituição afirmando o apoio da Defensoria à causa, à ciência e ao projeto do MPCE. “Sabemos da importância da abrangência de uma mobilização como essa. Temos que vacinar todas as crianças porque o trabalho preventivo de doenças inicia com a vacinação na infância. Eu tenho filho pequeno e o calendário vacinal lá em casa é obrigatório”, afirmou.
A fala da defensora reforçou o objetivo do programa, cujo foco é principalmente o público de crianças e adolescentes. No Brasil, inúmeros foram os ataques proferidos ao Plano Nacional de Imunização (PNI) e a campanha vem reforçar esta pauta, permitindo maior capitalidade à programação vacinal. Para o procurador geral de justiça, Manuel Pinheiro, a disseminação de notícias falsas sobre um perigo inexistente nas vacinas foi crucial para a situação chegar a esse ponto.
Por isso, ele disse serem necessárias campanhas como a Imuniza Mais e a criação de comitês especializados no assunto, a exemplo do ocorrido para lidar com a pandemia do novo coronavírus. “O Ceará foi exemplo para o país e o Brasil sempre foi exemplo para o mundo em vacina. Juntos, seremos capazes de recuperar o que perdemos com a pandemia”, afirmou.


