Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Van de Direitos vai até o bairro Álvaro Weyne promovendo acesso à justiça aos moradores

Van de Direitos vai até o bairro Álvaro Weyne promovendo acesso à justiça aos moradores

Publicado em

A Defensoria Pública do Ceará participou, nesta sexta-feira (7/7), de mais uma ação do Projeto Acolher. A iniciativa acontece semanalmente, em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS), a fim de promover atendimento jurídico nos bairros de Fortaleza e cidades do Ceará. Desta vez, a van de direitos esteve no bairro Álvaro Weyne, para realizar a triagem das demandas dos moradores e prestar orientações. Nesta edição, as responsáveis pelos atendimentos foram as defensoras Camila Vieira e Emília Nobre.

Expedição de ofícios para emissão de segunda via de certidão de nascimento e casamento, consulta processual, encaminhamentos aos núcleos especializados, foram as demandas mais recorrentes durante a atividade.

A defensora Emília Nobre ressalta a importância do atendimento itinerante. “A Defensoria Pública tem mesmo que estar, cada vez mais, dentro das comunidades, facilitando o acesso à justiça, promovendo a educação em direito, por meio das orientações, da escuta ativa. Dessa forma fortalecemos o conhecimento das pessoas sobre os serviços da instituição e otimizamos a chegada da população até nós”, destaca.

O Acolher acontece todas as sextas-feiras e atua de forma itinerante, levando serviços gratuitos de cidadania, saúde, qualificação profissional e atendimento psicossocial e jurídico às populações de diferentes bairros de Fortaleza e cidades do Ceará. A próxima localidade a ser contemplada pela Van de Direitos no projeto será divulgada em breve no Instagram da Defensoria (@defensoriaceara).