
Defensoria possui cartilha sobre direitos e políticas públicas para crianças e adolescentes órfãos
TEXTO: SAMANTHA KELLY, ESTAGIÁRIA DE JORNALISMO
Ilustração: Diogo Braga
Dentre as missões da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) está a educação em direitos à população vulnerabilizada com a divulgação de informações e a elaboração de campanhas sobre os temas que perpassam a instituição. Dentre tais assuntos, a instituição lançou a cartilha “Abraçar – Direitos e políticas públicas para crianças e adolescentes órfãos”, que integrou a campanha de mesmo nome, que visa chamar a atenção da sociedade para a condição de crianças e adolescentes cujos pais faleceram ou deixaram os filhos sob os cuidados de outros parentes e terceiros por diversos motivos.
A campanha é realização da equipe de Assessoria de Comunicação da DPCE, em parceria com a Articulação em Apoio à Orfandade de Crianças e Adolescentes por Covid-19 (Aoca), e, além do guia prático, foram elaborados cartazes, folders e camisetas para alertar a população sobre os desafios da orfandade. Além do material de educação em direitos, foi realizado ainda um mutirão de atendimento focado para a regularização de guarda informal. No total, 88 pessoas participaram da força-tarefa.
A cartilha traz os desafios da orfandade, esclarece as principais dúvidas, apresenta orientações sobre intervenções, apoios necessários e a quem recorrer. Toda a campanha surgiu após a sociedade civil, por meio da Aoca, chamar a atenção das instituições sobre a temática.
Para conhecer a cartilha: https://www.calameo.com/read/00469138749184cfeea2e