Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria prestigia a posse de Izolda Cela, primeira mulher governadora do Ceará

Defensoria prestigia a posse de Izolda Cela, primeira mulher governadora do Ceará

Publicado em

No sábado, 02 de abril, a gestão do Governo do Ceará passou para Izolda Cela, a primeira governadora a assumir o cargo em definitivo. A defensora geral do Ceará, Elizabeth Chagas e a subdefensora do Ceará Samia Farias estiveram nas solenidades que aconteceram em dois momentos: na Assembleia Legislativa e no Palácio da Abolição.

No Parlamento, foi lida a carta de renúncia, oficializando a saída do governador Camilo Santana que se licencia do cargo por desincompatibilização eleitoral. Ele saudou a governadora Izolda Cela, a quem chamou de “companheira incansável de todas as lutas” e desejou muito sucesso na “honrosa missão que assume neste momento”. A carta de renúncia fez um reconhecimento ao povo do Ceará. “Quando fui eleito, disse que nos espaços públicos seriam colocadas fotos de cidadãos desse nosso Ceará, para mostrar que o governo não é meu, mas de cada cearense. Hoje, estou seguro que a governadora vai realizar um grande governo. Com muita alegria e orgulho temos a primeira governadora da história do Ceará”, destacou.

Em suas primeiras palavras, a governadora expressou gratidão e se disse, ainda, extremamente empolgada e compromissada. “Me sinto convocada para vencer e superar os desafios que ainda afetam tão fortemente a vida de homens e mulheres. Quero afirmar ao povo cearense que recebo essa missão com entusiasmo e motivação para trabalhar”, disse a governadora reafirmando o compromisso de seguir agindo com respeito e diálogo, marcas do Governo.

“A história da agora governadora Izolda Cela é de luta, assim como a de muitas mulheres que garantem o merecido lugar de destaque e protagonismo na sociedade. Esse é um momento histórico para o Ceará e para o País e só podemos desejar sorte e serenidade nesta nova missão. Saio da solenidade emocionada em estar neste momento e com a certeza de que a primeira governadora mulher do Ceará seguirá lutando pelo sonho de um Ceará mais justo e mais humano”, assegurou Elizabeth Chagas.

O evento contou ainda com a presença da presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Nailde Pinheiro; ex-governador Ciro Gomes; senador Cid Gomes; presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Evandro Leitão; José Sarto, prefeito de Fortaleza; Antônio Henrique, presidente da Câmara de Fortaleza; além de deputados federais e estaduais, secretários estaduais, prefeitos e lideranças políticas de todo o Ceará.

Nova governadora

Maria Izolda Cela de Arruda Coelho é Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). É graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará com Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Foi uma das grandes responsáveis pelo case de sucesso educacional criado no município. Sobral virou referência nacional, saltando de um longínquo 1366º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para o topo da lista. A partir de 2007, exerceu o cargo de Secretária Estadual de Educação até abril de 2014.

Vice-governadora do Estado do Ceará desde 2015, ficou responsável pela coordenação de programas e projetos, como o Pacto por um Ceará Pacífico, o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio) e Projeto Virando o Jogo, destinado para jovens de 15 a 19 anos que não estudam ou trabalham.

 

Foto principal: José Wagner

GovernoCE