Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria prestigia lançamento de edital para criação de redes de pesquisas em energias renováveis no Ceará

Defensoria prestigia lançamento de edital para criação de redes de pesquisas em energias renováveis no Ceará

Publicado em

Na véspera do Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) participou, na manhã desta sexta-feira (07/06), do lançamento do edital 02/2023 – Funcap Energias Renováveis, na galeria do Palácio da Abolição. A iniciativa governamental tem o objetivo de criar e apoiar redes de pesquisas na área de Energias Renováveis, sendo executada por meio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). 

A DPCE foi representada pela secretária-executiva e defensora pública, Flávia Maria. O evento contou ainda com a presença do governador Elmano de Freitas, da senadora Augusta Brito, e da secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Selma Monteiro, bem como representantes de instituições estudantis e científicas, deputados estaduais, secretários, pesquisadores e empresários. 

De acordo com o Executivo Estadual, o investimento previsto é de R$ 16 milhões em quatro anos para despesas de capital e custeio de bolsas. Poderão concorrer equipes lideradas por pesquisadores com título de doutor e vinculados a uma Instituições de Ensino Superior ou Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica, sediadas no Ceará. A iniciativa dispõe da colaboração de grupos de pesquisa nacionais e internacionais, empresas, órgãos públicos e sociedade civil. Segundo a Funcap, atualmente, o Ceará conta com um número aproximado de 30 pesquisadores-doutores na área.

“Essa iniciativa é muito importante para o desenvolvimento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade no Estado, no campo da energia sustentável. Sem dúvida, vai impactar positivamente no desenvolvimento da pesquisa pelas universidades públicas e privadas e ainda no desenvolvimento de novos materiais para equipamentos, no aumento da produtividade de eletrolisadores e microgeração de hidrogênio verde, bem como na geração de renda para as populações de baixa renda. O Ceará dá mais uma vez um passo para um futuro seguro e promissor para o  desenvolvimento econômico e social do Estado”, avalia Flávia Maria, secretária-executiva da DPCE.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Selma Monteiro destacou a existência do edital para promover o desenvolvimento sustentável da população cearense. “Um dia como esse antecede um outro que valoriza não só a quem faz ciência, mas a quem faz, produz e encampa a democratização do conhecimento. O lançamento deste edital é traduzida não apenas na busca do fomento de pesquisas, mas que, a partir delas, criem-se proposições que estejem alinhadas na área da Ciência e Tecnologia e nas áreas estratégicas que o governo têm para enfrentar estes desafios no desenvolvimento sustentável do Ceará”.

Em seu discurso, o governador defendeu a criação desta rede de inovação para fomentar a transição energética no estado e assim promover a melhoria de vida a inúmeros cearenses. “Nós não temos nenhuma dúvida de que a transição energética é uma oportunidade histórica para o estado do Ceará; uma oportunidade no ponto de vista do PIB crescer e o povo pobre melhorar de vida. Quem é grande pode ser grande, quem é pequeno vira grande, quem não tem atividade passa a ter atividade. É uma possibilidade de todos nós termos um crescimento que possibilite a melhoria da vida de muitos cearenses e muitas cearenses”.

E salientou:  “Nós não queremos apenas ser produtores de energia renovável. Nós estamos nos propondo a ser protagonista central da transição energética. Queremos ser a referência do país e do mundo de produção de hidrogênio verde. Nenhum país avança consumindo tecnologia semelhante elaborada em outras partes do mundo ou fora da sua área. Nós somos capazes de produzir isso e aqui a realidade demonstra”.