Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria promove vacinação contra H1N1 e cadastro para doação de medula nesta quarta (29)

Defensoria promove vacinação contra H1N1 e cadastro para doação de medula nesta quarta (29)

Publicado em

A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) promove nesta quarta-feira (29/9) dois mutirões para promoção de causas importantes: uma de saúde pública e outra solidária. Ambos acontecerão das 9 horas às 17 horas, na sede da instituição, localizada no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza.

Uma das mobilizações será para vacinação contra a gripe H1N1. A força-tarefa terá como público-alvo defensores, defensoras, colaboradores, colaboradoras, servidores, servidoras, estagiários e estagiárias da Defensoria, além de familiares de membros e funcionários(as). A imunização será feita em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

Já em parceria com o Governo do Estado, a DPCE terá um dia inteiro dedicado à captação de doadores de medula óssea. Uma equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) fará a coleta de dados e material genético para cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula óssea (Redome).

Não é necessário agendamento prévio nem para receber a vacina nem para ser cadastrado como doador de medula. Basta o/a interessado(a) dirigir-se à sede da Defensoria portando documento oficial com foto e, no caso do cadastro no Redome, ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado geral de saúde e nunca ter tido doença infecciosa ou incapacitante.

É preciso, no entanto, cumprir todos os protocolos de segurança para evitar a transmissão do novo coronavírus. O acesso ao prédio da DPCE só é permitido com uso de máscara e respeitando o distanciamento social sinalizado nos espaços da estrutura.

Além disso, é importante estar atento à data das doses 1 e 2 da vacina contra a Covid-19. Só é possível ser imunizado contra a H1N1 após passados 15 dias de tomado o antiviral do coronavírus, e a recomendação das autoridades de saúde é de que após receber a dose contra a H1N1 só seja aplicado o imunobiológico contra a Covid depois de duas semanas.