Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública assina Pacto pela Primeira Infância do TCE

Defensoria Pública assina Pacto pela Primeira Infância do TCE

Publicado em
Com Informações do Tribunal de Contas do Ceará
FOTOS: ZE ROSA FILHO

Na manhã desta segunda-feira (07.04), a Defensoria Pública do Estado do Ceará integrou o lançamento do Pacto Cearense pela Primeira Infância, do Tribunal de Contas do Estado. A defensora geral, Sâmia Farias, foi uma das representantes que assinou o documento cujo objetivo é fortalecer as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento infantil.

Além da Defensoria Pública, o pacto contou com a adesão do Governo do Estado, dos municípios, do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Assembleia Legislativa. Instituições federais e privadas também foram convidadas a participar e apoiar a iniciativa. Esse é um compromisso entre diversas instituições, sob a coordenação do TCE Ceará, que visa fortalecer a governança, aprimorar a gestão de recursos e ampliar e qualificar os serviços das políticas públicas voltadas aos primeiros anos de vida.

A programação do evento teve a realização de palestras sobre a atenção à Primeira Infância. Na sede do TCE Ceará, o pacto foi lançado pelo presidente Rholden Queiroz. Na sequência, a CEO da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Mariana Luz, fez uma apresentação sobre “A importância da atenção à Primeira Infância como uma Prioridade Absoluta”. A assinatura do pacto com prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais concluiu a programação do evento.

“Firmamos um compromisso conjunto com a Corte para fortalecer as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento infantil. Parabenizo o presidente do TCE pela sensibilidade e liderança nesse tema tão essencial, e reforço que a Defensoria Pública está à disposição para somar esforços e seguir avançando em projetos que garantam um futuro melhor para nossas crianças”, destacou Sâmia Farias.

Lançamento Regional do Pacto

O TCE Ceará também fará o lançamento regional do Pacto Cearense pela Primeira Infância. Nesta fase, serão convidados os gestores públicos das seguintes regiões: Sertão Central, Maciço de Baturité, Vale do Jaguaribe, Litoral Leste, Cariri, Sertão de Crateús, Ibiapaba e Litoral Norte. As atividades ocorrerão nos meses de abril, maio e junho.