Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública atende população em situação de Rua em Quixadá 

Defensoria Pública atende população em situação de Rua em Quixadá 

Publicado em

TEXTO: DEBORAH DUARTE E TARSILA SAUNDERS

FOTOS: CARLOS BARBOSA 

Na última terça-feira, a Defensoria Pública do Estado do Ceará esteve presente na Praça José de Barros, em Quixadá, para o programa Pop Rua Jud Quixadá, realizado pelo Poder Judiciário, em parceria com a Prefeitura de Quixadá e diversas outras instituições, voltado para pessoas em situação de rua. Na ocasião, foram realizados uma série de serviços gratuitos voltados para cidadania, saúde, assistência social e bem-estar.

A Defensoria esteve presente com a sua estrutura de carreta, realizando os atendimentos jurídicos. Estiveram presentes o secretário-executivo da instituição , Samuel Marques; a assessora de Projetos, Camila Vieira; além dos defensores Júlio César Matias Lobo,  Gabriel Meissner, Dani Esdras e Fernando Régis Freitas.

“Os atendimentos itinerantes são fundamentais porque aproximam ainda mais a Defensoria Pública da população. Quando levamos nossos serviços para espaços como o Pop Rua Jud, garantimos não apenas o acesso à justiça, mas também um acolhimento integral em parceria com outras instituições. Essa presença no território fortalece a cidadania e amplia o alcance da nossa atuação,”, destacou o defensor público Samuel Marques.

Mais de 120 atendimentos jurídicos e 10 atendimentos psicossociais foram realizados pela equipe da Defensoria Pública. No evento, foram disponibilizados atendimentos como emissão e atualização de documentos (RG, CPF e certidões), atualização do Cadastro Único, consultas médicas básicas, orientações nutricionais, vacinação contra HPV, influenza, tétano, hepatite e covid-19, além de serviços de beleza como corte de cabelo e maquiagem. A programação também inclui terapias manuais como auriculoterapia, avaliação postural, oficinas profissionalizantes de panificação e bolos, além de rodas de conversa conduzidas pelas equipes do CRAS, CREAS e CAPS AD.

Para além da carreta da Defensoria, também estavam instituições parceiras como o caminhão do cidadão, Centro Estadual de Referência LGBT+, programa ouvidoria em ação do TJCE, Unidade de Prevenção ao Câncer do Sistema Faec/Senar. Promovendo atendimento integral para a população de Quixadá.

Com essa mobilização, o Pop Rua Jud Quixadá busca fortalecer a inclusão social e garantir acesso a direitos fundamentais, promovendo dignidade e novas oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade no município.