Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública do Ceará inaugura espaço destinado ao funcionamento do Núcleo 4.0

Defensoria Pública do Ceará inaugura espaço destinado ao funcionamento do Núcleo 4.0

Publicado em

TEXTO: DEBORAH DUARTE

FOTOS: ZÉ ROSA FILHO

A Defensoria Pública do Estado do Ceará inaugurou, nesta quarta-feira (04/02), a nova sede do Núcleo 4.0 e Fazenda Pública Saúde. O espaço físico é voltado ao atendimento das demandas relacionadas ao Direito à Saúde e à integração das equipes que atuam nessa área estratégica da instituição.

Localizado no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza, o novo ambiente já reúne diferentes núcleos da Defensoria e foi estruturado para oferecer melhor acolhimento às pessoas assistidas, reduzir deslocamentos e garantir condições mais adequadas de trabalho para defensoras, defensores públicos e equipes técnicas.

A organização do espaço atende à determinação do Tribunal de Justiça do Ceará para a criação do Núcleo de Justiça 4.0, uma unidade de tramitação processual totalmente digital, alinhada às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O modelo busca ampliar a celeridade e a eficiência do Judiciário, com atendimento virtual por meio do Balcão Virtual e atuação focada em áreas específicas, como cumprimento de sentença, Juizados Especiais e execuções fiscais, contribuindo para a redução do acervo processual.

Para a defensora pública Marilia Braga Olinda de Lucena, a inauguração representa um avanço importante na política de acolhimento da Defensoria. “Estamos muito felizes com mais essa conquista da instituição. É um local preparado para acolher a população em situação de vulnerabilidade, com equipes prontas para realizar os atendimentos. O Núcleo 4.0 fortalece a nossa visão sobre a saúde pública como um direito fundamental que precisa ser efetivado”, destacou.

O Núcleo 4.0 e Fazenda Pública Saúde atua exclusivamente em processos de Primeiro Grau de Jurisdição, envolvendo causas de até 60 salários-mínimos, desde que o autor da ação seja maior de 18 anos. As diretrizes valem tanto para os núcleos da capital quanto do interior do Estado.

O defensor público José Vagner de Farias também ressaltou a importância do novo espaço. “Sabemos que os processos são virtuais, mas a necessidade de um local físico para atendimento à população sempre existiu. Essa é uma demanda que a Defensoria Geral acolheu. Esperamos, com isso, oferecer um atendimento ainda mais qualificado às pessoas que buscam a Justiça para resolver questões relacionadas a medicamentos, nutrição especial, insumos e outras demandas de saúde que acabam sendo judicializadas”, afirmou.

A defensora pública geral, Sâmia Farias, destacou o caráter institucional e integrado da iniciativa. “O novo espaço fortalece a atuação conjunta entre defensoras, defensores e equipes técnicas, contribuindo para atendimentos mais organizados e qualificados, tanto na capital quanto no interior do Estado, sempre com foco na garantia de direitos da população que mais precisa”, ressaltou.