Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública do Ceará inaugura sala de atendimento na Casa do Cidadão em Icapuí

Defensoria Pública do Ceará inaugura sala de atendimento na Casa do Cidadão em Icapuí

Publicado em
Texto: ANA Paula LOPES
Fotos: Millin Albuquerque

Na manhã desta quarta-feira (9), a Defensoria Pública do Ceará (DPCE) amanheceu em terras icapuienses. A viagem se deu por conta da inauguração da primeira Casa do Cidadão do município, localizada na Rua dos Porfirios, s/n Centro, uma ação da Prefeitura e Secretaria de Proteção Social da cidade.

Com a inauguração, a Defensoria passa a contar com um espaço fixo estruturado de ntro do equipamento para atendimento à população, eliminando a necessidade de deslocamento até o município de Aracati, permitindo o acesso à justiça de forma mais ágil e prática. 

O defensor público e secretário executivo da instituição, Samuel de Araújo Marques, representou a defensora pública geral, Sâmia Farias. A assessora de projetos, Camila Vieira; o assessor de desenvolvimento institucional, Bruno Fiori; o subdiretor da Central das Defensorias do Interior, Antônio Lopes; e o defensor público titular de Aracati, Raphael Estrela, que atuará também em Icapuí, estiveram presentes na celebração. 

“Um núcleo que nasce sob a legitimação popular”. A frase do secretário executivo Samuel Marques enfatiza como se deu todo percurso para que a instituição chegasse novamente à cidade: um grito da própria população que já ecoa há 19 anos. 

“A história da Defensoria aqui em Icapuí vem desde 2006. O primeiro defensor que esteve aqui foi o Eduardo Villaça. Então, é uma cidade que conhece a Defensoria Pública, conhece os nossos serviços, mas por força da organização judiciária, tornou-se uma vinculada de Aracati levando todos os serviços, o que dificultou o acesso à população que tem que percorrer, ida e volta, mais de 100km para conversar com o defensor”, explica.

Ele lembra que, em abril do ano passado, em uma ação do Orçamento Participativo realizada em Fortim, a população voltou a reforçar o pedido para que a Defensoria Pública prestasse atendimento dentro da região. “A demanda pela Defensoria foi constante, o que levou à criação do projeto Amar Defensoria, voltado para os povos do mar. A defensora pública Camila Vieira desempenhou papel fundamental nesse processo, realizando atendimento em Icapuí com a carreta da Defensoria, assim como a colaboração da ouvidora Joyce com os movimentos sociais foi crucial para viabilizar a interlocução com o prefeito e a defensora geral. Agora, em abril, estamos aqui inaugurando esse espaço, que representa cidadania e justiça”, completou Samuel Marques. 

O prefeito de Icapuí destacou a importância da parceria com a Defensoria Pública, ressaltando que o novo núcleo contribuirá para a construção de uma cidade mais justa e inclusiva. “A Defensoria chega em um momento importante para a nossa população que carecia de acesso aos serviços jurídicos. Essa parceria fortalece a união dos serviços e garante que a Defensoria alcance mais cantos de Icapuí”, afirmou Kleiton Pereira.

A Defensoria Pública também destacou a continuidade do trabalho de fortalecimento da educação em direitos e do acesso à justiça por meio do projeto Defensoria em Movimento, da Van de Direitos, que chega aos distritos mais distantes. Além disso, há um empenho para ampliar o quadro de defensores no município futuramente.

Chaguinha, como é conhecida pela comunidade, é moradora da Praia da Placa e fez questão de registrar gratidão à chegada da Defensoria. “Só tenho a agradecer à Defensoria e ao nosso prefeito por tudo o que têm feito para nos ajudar”, declarou.

A primeira-dama e secretária de Planejamento, Administração e Finanças, Janice da Silva Pereira, o vice-prefeito, Artur Bruno,  e o secretário da Proteção Social, Francisco Gicileudo da Costa, entre outros representantes do governo também prestigiaram o evento.