Defensoria Pública do Ceará lança 8ª edição da campanha “Natal Solidário para os Acolhimentos”
O mês de novembro já anuncia a chegada do Natal com seu espírito de solidariedade. A Defensoria Pública do Ceará (DPCE) lança a 8ª edição da campanha “Natal Solidário para os Acolhimentos”, promovida pelo Núcleo de Atendimento da Infância e da Juventude (Nadij) que tem como objetivo de compartilhar com a sociedade os sonhos das crianças e adolescentes que vivem em unidades de acolhimento de Fortaleza.
Ao todo, 20 unidades de acolhimento participam da campanha. As cartinhas, escritas à mão e, muitas vezes, ilustradas com desenhos, contêm os pedidos de presente de Natal e podem ser acessadas e adotadas até o dia 10 de dezembro, no site da campanha “Natal Solidário”. Ao escolher uma, a pessoa se torna madrinha ou padrinho do desejo de uma criança, doando o presente. Quando a carta é adotada, ela é automaticamente sinalizada no site, e o nome do participante fica vinculado ao pedido que deve ser entregue até o dia 12 de dezembro, na sede do NADIJ. A defensora pública Noêmia Landim, supervisora do NADIJ, destaca que a adoção das cartinhas é um gesto de empatia e compromisso. “A cada ano fortalecemos essa prática de afeto e solidariedade. O Natal representa alegria, celebração e partilha. Poder proporcionar momentos de felicidade para essas crianças, que estão afastadas de suas famílias e enfrentam realidades difíceis, é extremamente gratificante. A campanha cria uma oportunidade de fazer com que elas se sintam vistas, queridas e escolhidas”, ressalta.
A defensora reforça que o gesto de amor deve vir acompanhado de responsabilidade. “Quando uma criança escreve sua cartinha, ela cria uma expectativa real de que alguém vai atender ao seu pedido. Por isso, é fundamental que quem adotar cumpra o compromisso de entregar o presente dentro do prazo. Adotem, compartilhem com amigos e familiares e participem dessa corrente de amor, para que nossas crianças celebrem o Natal sentindo-se acolhidas e amadas”, reforça Noêmia.
Por meio da campanha, a Defensoria Pública reforça seu compromisso não apenas com a promoção de direitos, mas também com a valorização da dignidade humana, demonstrando atenção e respeito aos sonhos e sentimentos de cada acolhido.
Como participar
Participar da campanha é simples e acessível. Basta acessar a página especial do “Natal Solidário”, onde estão disponíveis as cartinhas escritas pelas crianças e adolescentes. Ao clicar em “Quero adotar uma cartinha”, é possível visualizar os pedidos, com informações sobre nome, idade, instituição e sugestões de presentes.
Depois de escolher a cartinha, basta clicar em “Adotar”, realizar um breve cadastro e aguardar a confirmação por e-mail, que garantirá a adoção.
Com a cartinha confirmada, é hora de comprar o presente, embalar com carinho, identificar com o nome da criança e a instituição de acolhimento e, se desejar, incluir uma mensagem de afeto. A entrega deve ser feita na sede do NADIJ, dentro do prazo estabelecido.
A equipe da campanha se encarregará de distribuir todos os presentes, garantindo que cada criança e adolescente acolhido viva um Natal mais feliz, especial e cheio de amor.
Saiba mais:
Quantas cartas posso adotar?
Não tem limites
Até quando posso adotar?
10 de dezembro
Como devo entregar o presente?
Embalado e com identificação constando o nome da criança adotada e a unidade de acolhimento
Qual a data limite para entrega dos presentes?
Até 12 dezembro
Qual local da entrega de presentes?
R. Júlio Lima, Nº 770 – Cidade dos Funcionários
Ainda tenho dúvidas
Ligue (85) 3194-5093 ou (85) 98895-5716 (WhatsApp)
SERVIÇO
Campanha 8ª edição “Natal Solidário para os Acolhimentos”
Clique: https://www.defensoria.ce.def.br/natal-solidario-2025/

