
Defensoria Pública inaugura sala de Convivência Lisiane Grangeiro Gonçalves e dois defensores de segundo grau entram em exercício
TEXTO: JULIANA BOMFIM
FOTOS: ARI FEITOSA
Com solenidade marcada pela emoção, a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) inaugurou, na tarde desta quarta-feira (02/04) a sala de convivência Lisiane Grangeiro Gonçalves, no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Na ocasião, ainda houve a entrada em exercício dos defensores públicos Amélia Soares da Rocha e Raimundo Pinto de Oliveira Filho para Segundo Grau de Jurisdição.
O momento contou com a participação da defensora geral do Ceará, Sâmia Faria; do subdefensor Leandro Bessa; da secretaria de Direitos Humanos do Estado, Socorro França; da presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), Kelviane Barros; do desembargador Everardo Lucena, representando o TJCE e da procuradora Daniele Carneiro Fontenele, representando o Ministério Público do Estado do Ceará. Também estiveram presentes a corregedora geral Sandra Dond, a ouvidora geral externa Joyce Ramos, o conselheiro eleito Adriano Leitinho, defensoras e defensores públicos e familiares da homenageada Lisiane Grangeiro Gonçalves.
Localizada no prédio recém-inaugurado do Tribunal de Justiça, a sala de convivência da Defensoria do Segundo Grau foi idealizada para receber defensoras e defensores que atuam na segunda instância. Um ambiente acolhedor e com estrutura para realizar reuniões, receber as partes e se preparar para as sessões. O espaço homenageia a trajetória da defensora pública Lisiane Grangeiro Gonçalves, que faleceu em março deste ano.
Liana Rocha, que recebeu a placa de reconhecimento à atuação da mãe, agradeceu a iniciativa da Defensoria. “Ficamos muito gratos e honrados. Minha mãe sempre foi nosso orgulho e amava o trabalho do mesmo jeito que amava a família. Então, apesar do momento doloroso, ficamos com o coração mais aquecido porque, além do reconhecimento, sabemos que ela era muito amada pela Defensoria”.
“Esta sala é, acima de tudo, um gesto de memória, de afeto e de reconhecimento. Lisiane foi uma defensora pública admirável, com quem tive o privilégio de conviver e trabalhar, ainda nas defensorias de família. Atuante, sensível, profundamente comprometida com a justiça e com as pessoas. Ao nomearmos esta sala com seu nome, reafirmamos que algumas presenças são tão marcantes que não se apagam, permanecem”, afirma Sâmia Farias, defensora pública geral.
A solenidade também celebrou a entrada em exercício de dois defensores públicos para atuar na garantia do direito dos assistidos nas instâncias superiores. Amélia Soares da Rocha foi promovida, por merecimento, para a 1ª Defensoria Criminal do Segundo Grau. “É de uma simbologia muito grande que nossa posse ocorra na inauguração da sala que homenageia Lisiane Grangeiro. Sinto-me, verdadeiramente, honrada em integrar a Defensoria de 2º Grau ao lado de colegas tão valorosos. Com imensa gratidão, comprometo-me a dar o meu melhor”, afirma.
Pelo critério de antiguidade, Raimundo Pinto de Oliveira Filho assume a 4ª Defensoria Cível de Segundo Grau. “Tenho muito orgulho de fazer parte de uma instituição que acolhe e protege, de forma tão generosa, a população mais carente, que muitas vezes é injustiçada. E estou animado para corresponder a essa minha nova etapa na Defensoria. Sou grato por ter colegas e companheiros na luta pela justiça e conto com o apoio de todos vocês nessa jornada”.
A Defensoria Pública de Segundo Grau atua junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e aos Tribunais Superiores em Brasília, em todas as matérias cíveis e criminais, garantindo a ampla defesa da população mais vulnerável em todas as instâncias. Graças ao Projeto de Lei aprovado em 2024, são 57 defensores de segundo grau. “Eu tenho a alegria de dizer que a primeira mudança da nossa gestão foi a criação de dez cargos de segundo grau para nos equiparar ao número de procuradores de justiça. Em 1 ano e 4 meses, já promovemos doze defensores”, lembra Sâmia Farias.
Corregedora geral e decana da Defensoria, Sandra Dond comemorou o novo momento na trajetória dos colegas. “Hoje é um dia de festa, com a chegada de dois brilhantes defensores ao segundo grau da carreira. É com grande honra que recebemos Amélia Soares da Rocha e Raimundo de Oliveira Pinto para fortalecer nossa atuação e agregar suas competências ao serviço do povo cearense”.