Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública integra a Casa da Mulher Cearense em Juazeiro do Norte. Inauguração será dia 8 de março

Defensoria Pública integra a Casa da Mulher Cearense em Juazeiro do Norte. Inauguração será dia 8 de março

Publicado em

A partir do dia 8 de março, o Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem) da Defensoria Pública no Cariri passa a integrar a Casa da Mulher Cearense Arlete de Souza Negrão, em Juazeiro do Norte.

O equipamento será inaugurado justamente no Dia Internacional da Mulher, às 16h, pelo governador do Estado do Ceará, Camilo Santana,. ao lado da secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Ceará, Socorro França e da defensora geral do Ceará, Elizabeth Chagas e tem como objetivo amparar mulheres vítimas de violência doméstica da região.

A primeira Casa da Mulher totalmente gerenciada pelo Estado pretende atender vítimas provenientes de 29 municípios que compõem a regional administrativa da região Sul do Estado. A unidade fornecerá a proteção e atendimento humanizado, possibilitando o encaminhamento de denúncias. Além da Defensoria, outras instituições integram a casa na rede de amparo às mulheres. Serão 15 órgãos, como Ministério Público, Delegacia de Defesa da Mulher, Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, dentre outros. Outras duas Casas estão em construção no Estado: uma em Sobral e outra em Quixadá.

O Nudem Cariri é a ferramenta de enfrentamento à violência doméstica da Defensoria do Estado na região. Foi instalado em 2018, como demanda oriunda do movimento de mulheres caririenses, trazidos no Orçamento Participativo. Desde então vem sendo um espaço especializado de escuta e assistência às mulheres que vivenciam a violência doméstica. Desde a sua criação foram realizados 3.319 atendimentos e protocolados 707 ações judiciais.

A defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas, integra a Comissão de Implementação da Casa da Mulher Cearense no Cariri e é entusiasta da proposta. “Em Fortaleza, estamos dentro da Casa da Mulher Brasileira, com alta demanda de assistência jurídica e psicossocial dedicada à questão, tendo bastante sinergia com todos os atores desta rede de acolhimento e enfrentamento à violência de gênero. Esta chegada ao Cariri muitos nos alegra, porque é fruto de uma batalha do movimento de mulheres e do compromisso do Governador Camilo em abraçar os equipamentos e regionalizá-los. O Cariri é uma região historicamente machista e violenta nas relações  com as mulheres e sabemos que o Estado precisa chegar, ao lado da sociedade, para romper este ciclo e propor mudanças. A chegada da Casa da Mulher Cearense é esse paradigma, um somatório de muitos esforços e a Defensoria está aqui de mãos dadas”, destaca a defensora geral.

O defensor público Rafael Villar, titular do Nudem Cariri, também abraça a Casa. “A inauguração da Casa e a participação da Defensoria nesse equipamento trará uma melhoria da prestação dos serviços e atendimentos às mulheres vítimas de violência nessa região. Agrupar vários equipamentos para garantir direitos e oportunizar que mulheres saiam de situações, certamente, acarretará na diminuição de índices de violência na nossa região. São mais oportunidades e mais chances para essas mulheres conseguirem viver em paz”, destaca.

Serviço

Inauguração da Casa da Mulher Cearense

Dia 8 de março, às 16h

Avenida Padre Cicero, 4501 – Bairro São José – Juazeiro do Norte/CE