Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública orienta 60 famílias que buscam inclusão em políticas habitacionais

Defensoria Pública orienta 60 famílias que buscam inclusão em políticas habitacionais

Publicado em

A Defensoria Pública do Ceará (DPCE) orientou nesta quarta-feira (22/3) membros de cerca de 60 famílias da periferia de Fortaleza que buscam inclusão em políticas habitacionais do estado ou do município. O atendimento foi realizado pela assistente social da DPCE, que fará os relatórios de cada um dos integrantes dos núcleos familiares. A demanda está no Núcleo de Habitação e Moradia (Nuham) da instituição.

“Aí, enfim, vamos ter condições de saber em que pé está a situação dessas famílias porque também teremos o perfil dessas pessoas. São quantas crianças? Quantos idosos? Quantas pessoas com comorbidades? É importante traçar esse perfil para então pedir laudos e posicionamentos oficiais aos órgãos responsáveis”, pontua Mariana Lobo.

Em atividade cumulativa no órgão, a defensora tirou dúvidas dos presentes e deu início à elaboração de relatórios sociais. Tendo como base o resultado de entrevistas individualizadas, os documentos continuarão a ser elaborados até o fim da primeira quinzena de abril. Quando a DPCE acionará instâncias municipais e estaduais para encaminhar demandas dessas famílias.

“É preciso saber, por exemplo, por que elas não estão recebendo aluguel social ou mesmo não receberam um imóvel dos programas habitacionais públicos. O que sabemos é que alguns acordos foram feitos com gestões passadas, mas nada está no papel. Precisamos formalizar. Vamos tentar resolver tudo administrativamente. O que não for possível, judicializamos”, adiantou Mariana Lobo.

De acordo com a defensora pública, diálogos serão abertos principalmente com a Defesa Civil de Fortaleza e com a Habitafor, órgão da Prefeitura responsável pela execução da política habitacional da capital cearense. A partir dos retornos do Executivo Municipal e dos relatórios sociais, será possível definir se as judicializações serão individuais ou coletivas.