Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública realizará roda de conversa no North Shopping Jóquei

Defensoria Pública realizará roda de conversa no North Shopping Jóquei

Publicado em

Nesta sexta-feira (31/03), a Defensoria Pública promove uma roda de conversa sobre “Acesso aos direitos das mulheres e políticas para a juventude”, com a defensora geral em exercício Samia Farias e a bailarina Katiana Pena, às 16 horas, na praça de alimentação do North Shopping Jóquei. O evento será aberto por uma apresentação da Cia. Corpo Mudança, do Instituto Katiana Pena. Katiana é uma das mulheres homenageadas na campanha “Todas Somos Uma” por proporcionar mudanças de vida em mais de 800 crianças e adolescentes no Grande Bom Jardim. Enquanto isso, defensoras e defensores atenderão à população no caminhão da DPCE, através do projeto Defensoria em Movimento.

Após passar em fevereiro pelo bairro Henrique Jorge, em Fortaleza, e no começo de março pelo Crato, na Região do Cariri, o projeto Defensoria em Movimento chega à terceira edição de 2023 esta semana no Jóquei Clube, território da Regional 11 da capital cearense. A programação tem a duração de três dias consecutivos, ocorrendo sempre no período da tarde – das 13 horas às 17 horas – no estacionamento do North Shopping Jóquei.

Na quarta (29/3) e na quinta-feira (30/3), as equipes da Defensoria Pública do Ceará (DPCE) farão a triagem dos casos, dando orientações jurídicas à população e já agendando atendimentos para sexta-feira (31/3), quando defensoras e defensores avaliarão a documentação apresentada pela população para protocolarem as ações judiciais. Demandas nas quais as partes estejam em comum acordo também serão recebidas e poderão ser solucionadas extrajudicialmente (sem a necessidade de um processo).

Nos dois dias de triagem, a distribuição de senhas convencionais e prioritárias começa às 13 horas, com os primeiros números sendo chamados imediatamente. São disponibilizadas 100 senhas por dia na quarta e quinta-feira (dias 29 e 30) e os agendamentos com os defensores marcados para a sexta (31).

Pode participar do projeto quem quiser resolver questões de divórcio, pensão alimentícia (tanto pedido quanto mudança do valor), guarda e visita de filhos, usucapião, partilha de herança, alvarás para acesso a valores deixados por parente/cônjuge falecido, mudança de nome em documento oficial, reconhecimento de paternidade, problemas com compras e contratos etc. Demandas da Justiça do Trabalho e INSS não são de competência da DPCE (logo, não serão atendidas no mutirão).

Essa edição da Defensoria em Movimento integra o calendário de atividades da campanha “Todas Somos Uma”, promovida pela DPCE como forma de promover direitos humanos de forma descentralizada e a partir de histórias de vida de mulheres militantes em diversas áreas. Exposições fotográficas estarão abertas até amanhã, sexta-feira (31/03), ao público gratuitamente em três dos quatros empreendimentos da rede Ancar Ivanhoe no Ceará (dentre os quais, o North Shopping Jóquei) neste mês de março e rodas de conversa estão acontecendo como forma de promover educação em direitos, outra missão constitucional da DPCE.

SERVIÇO
RODA DE CONVERSA “ACESSO AOS DIREITOS DAS MULHERES E POLÍTICAS PARA A JUVENTUDE”
DATA: 31/03
HORÁRIO: 16H

LOCAL: PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO DO NORTH SHOPPING JÓQUEI (AV. LINEU MACHADO, Nº 419)

Banner com fundo misturando faixas de azul claro e azul escuro. O título está escrito com fonte branca: Acesso aos direitos das mulheres e políticas para a juventude com defensoras públicas e a coreógrafa e bailarina Katiana Pena. Na parte inferior-direita tem uma imagem da bailarina Katiana Pena, mulher de pele parda e cabelo preto com pontas loiras, e amarrado. Na foto, Katiana está sorrindo e segurando um retrato no peito. No fim do banner está escrito Realização com logo branca da Defensoria Pública do Estado do Ceará. Ao lado, está escrito Apoio seguido de logomarca da empresa Ancar Ivanhoe