Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública recebe selo diamante do Programa Nacional de Transparência Pública

Defensoria Pública recebe selo diamante do Programa Nacional de Transparência Pública

Publicado em
TEXTO: DÉBORAH DUARTE
ILUSTRAÇÃO: VALDIR MARTE

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) foi agraciada com o selo Diamante em Transparência Pública pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Esta é a terceira vez que a DPCE recebe este reconhecimento. Em 2022, a instituição foi agraciada com a categoria Prata e nos anos posteriores alcançou a categoria Diamante.

A Defensoria alcançou 96,01% no nível de transparência, figurando entre os órgãos públicos mais transparentes do país. Destaque para essa pontuação está a institucionalização de uma Política de Linguagem Simples que facilitou o acesso à informação.

O Radar da Transparência Pública é uma ferramenta eletrônica acessível pela internet que, divulga os índices de transparência ativa de órgãos públicos de todo o país, apurados no levantamento realizado no Programa Nacional de Transparência Pública em 2022, 2023 e 2024, executado pelos Tribunais de Contas com o apoio dos controladores internos.

No Ceará, das 119 instituições e entidades avaliadas pelo Radar da Transparência Pública, apenas 35 foram contempladas nas categorias Diamante. Ao todo, a Defensoria Pública dos 26 estados e a da União participaram da avaliação e 14 receberam a certificação, sendo nove na categoria Diamante (Amazonas, Ceará, Sergipe, Pará, Roraima, Mato Grosso, Rondônia, Maranhão e Piauí), e cinco na categoria Ouro (Distrito Federal, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Espírito Santo).

“O reconhecimento reflete o compromisso institucional de elevar os padrões de transparência, com uma gestão aberta e acessível. Essa pontuação é resultado não apenas do cumprimento dos requisitos estabelecidos, mas também do esforço contínuo em garantir o acesso às informações institucionais. Entendemos que oferecer acesso à justiça ao cidadão implica em promover uma gestão transparente, que fortaleça a confiança e estimule a participação ativa da sociedade na construção de uma administração pública mais responsável”, afirmou a defensora pública geral, Sâmia Farias.

O índice geral de transparência de 2024, em todo o país, foi de 63,94%, um crescimento de 10% em relação ao índice do ano passado. De 11.354 unidades gestoras do país, 7.370 portais foram avaliados e 1.831 portais certificados, um incremento de 38,92% em relação a 2023. Destes, 579 portais receberam o “selo diamante”, 694 o “selo ouro” e 558 o “selo prata”.

Os resultados foram apresentados durante o durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (IX ENTC), em Foz do Iguaçu (PR), nesta quarta-feira, dia 13 de novembro. Os resultados de todas as edições podem ser acessados no Radar da Transparência Pública: https://radardatransparencia.atricon.org.br/radar-da-transparencia-publica.html.