Defensoria realiza mais uma edição do Pop Rua em Ação
TEXTO: Camylla Evellyn (estagiária de jornalismo sob supervisão)
A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) realizou, na manhã desta terça-feira (16), mais uma edição do Pop Rua em Ação, no bairro Mucuripe, em Fortaleza. Durante a ação, 32 pessoas em situação de rua foram atendidas com orientações jurídicas e encaminhamentos, em articulação com outros órgãos e serviços públicos.
Entre as principais demandas registradas nesta edição estão a busca pela regularização de documentos, questões relacionadas à pensão alimentícia, consultas processuais cíveis e criminais, além de orientações sobre políticas de proteção e acolhimento institucional.
O trabalho foi conduzido pelo Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC), sob a supervisão da defensora pública Mariana Lobo, que destacou a importância da presença da Defensoria nos territórios. “Este foi mais um atendimento integrado de apoio à população em situação de rua, em que a Defensoria, junto à sua equipe, vai ao encontro de quem mais precisa para garantir escuta e direitos, principalmente nestes espaços nos quais eles se encontram”, afirmou.
A Defensoria atua no Pop Rua em Ação por meio do projeto Defensoria em Movimento, unidade móvel que garante estrutura para defensoras, defensores e equipe técnica. Geralmente, o NDHAC atua em conjunto com o Núcleo de Atendimento ao Preso Provisório e às Vítimas de Violência (Nuapp) e o Núcleo de Defesa Penal (Nudep).
Realizado uma vez por mês, o Pop Rua em Ação funciona de forma integrada ao Pop Rua Jud, coordenado pela Secretaria de Proteção Social (SPS). O objetivo é assegurar à população em situação de rua atendimento prioritário e desburocratizado, identificando as principais necessidades dos assistidos e ampliando o acesso à Justiça e à cidadania.
