Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria realiza mais uma edição do projeto Ceará com Direitos no bairro São João do Tauape, em Fortaleza

Defensoria realiza mais uma edição do projeto Ceará com Direitos no bairro São João do Tauape, em Fortaleza

Publicado em
Texto: Camylla Evellyn, estagiária sob supervisão

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), em parceria com o Programa Ceará Sem Fome do Governo do Estado, realiza a terceira edição do projeto Ceará com Direitos, voltado a oferecer orientações de direitos e assistência jurídica gratuita à população em situação de vulnerabilidade. A ação acontecerá entre os dias 6 e 8 de outubro, das 9h às 15h, no bairro São João do Tauape (Av. Governador Raul Barbosa, n° 4298), em Fortaleza.

Além da Defensoria Estadual, a iniciativa contará com a participação de diversos parceiros: Defensoria Pública da União (DPU), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Balcão da Cidadania da Secretaria da Justiça e Cidadania, equipes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Os serviços jurídicos da Defensoria serão oferecidos na carreta da instituição, do projeto Defensoria em Momento. A triagem dos casos será nos dias 6 e 7 de outubro, com informações sobre a documentação necessária e orientações de direitos. Ainda no dia 7 e durante o dia 8 de outubro, ocorrerão os atendimentos agendados, após análise da documentação apresentada.

No dia 7, a DPU estará presente com orientações sobre direitos previdenciários e assistenciais pagos pelo INSS, como aposentadorias, auxílio-doença, pensão por morte e Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS).

Dia 8, o Balcão da Cidadania da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado ficará disponível com 60 senhas para emissão de documentos pessoais, como Carteira de Identidade Nacional e CPF.

Os assistidos podem procurar atendimentos para esclarecimentos e para dar entrada em diferentes ações judiciais, como pensão alimentícia, regularização de guarda, investigação de paternidade e maternidade, reconhecimento e dissolução de união estável, registro tardio, ações de saúde, divórcio, direitos do consumidor, entre outros. Além disso, é possível solicitar o acompanhamento de processos.

Para Camila Vieira, defensora pública e assessora de projetos da DPCE, o objetivo da Defensoria é mostrar que a Justiça não está distante, e sim, ao alcance de todos. “Buscamos dar voz para essas pessoas. Adentramos nos territórios para observar o que aquela população mais precisa, através de rodas de conversas com lideranças e moradores. Assim, as principais demandas de cada comunidade podem ser supridas. Os projetos da instituição são muitos, mas o desejo é o mesmo: estar mais próximo das pessoas que mais precisam e ser suporte na luta por direitos”, comemora.

Origem do projeto

A primeira edição do Ceará com Direitos ocorreu em maio de 2025, no bairro Granja Lisboa, com o intuito de atender às demandas identificadas na Cozinha Comunitária local. Desde então, o projeto busca garantir assistência jurídica gratuita, orientações de direitos e o acesso a outros serviços públicos, especialmente para beneficiários do Programa Ceará Sem Fome.

Outros serviços disponíveis

Etufor – emissão de carteira estudantil, cartão do idoso e cartão de gratuidade para pessoas com deficiência;

CRAS e CadÚnico – inscrições e alterações cadastrais para acesso a benefícios sociais.

 

Serviço

Projeto Ceará com Direitos – São João do Tauape

Local: Av. Governador Raul Barbosa, n° 4298 (ao lado da Igreja da Sagrada Família)

Datas: 6, 7 e 8 de outubro (segunda, terça e quarta-feira)

Horário: 9h às 15