Defensoria realiza neste sábado (28) em Fortaleza a última audiência pública do Orçamento Participativo; compareça e vote
A Defensoria Pública do Ceará (DPCE) promove neste sábado (28/5), em Fortaleza, a sexta audiência pública do Orçamento Participativo (OP) da instituição. A atividade será a última desta sétima edição do OP e o encontro acontece a partir das 9 horas, no Centro Cultural do Bom Jardim (CCBJ), para ouvir os pontos elencados pela população do que deve ser prioridade na Defensoria. Qualquer pessoa pode participar.
Ao longo dos meses de março, abril e maio, a comitiva da Defensoria esteve nas cidades de Limoeiro do Norte, Canindé, Crato, Sobral e Crateús. O principal objetivo era ouvir as demandas advindas da sociedade civil, movimentos sociais e população em geral, para que, assim, defensores e defensoras públicas possam melhorar os serviços oferecidos pela instituição. Ao todo, mais de 300 pessoas participaram das audiências públicas nas referidas cidades.
Trata-se de uma política da instituição prevista em lei como um mecanismo de escuta popular. O OP existe desde 2016 e já resultou em importantes estruturas e projetos defensoriais, como plantão defensorial, núcleo de defesa da mulher no Cariri, dentre outros.
As audiências do OP são coordenadas tanto pela defensora pública geral, Elizabeth Chagas, em conjunto com a assessora de Relacionamento Institucional, Lia Felismino. Elas apresentam as 18 propostas coletadas na consulta pública, realizada durante a primeira etapa do Orçamento Participativo, e escutam os pontos elencados pela população do que deve ser prioridade na instituição.
Qualquer pessoa que desejar, pode participar do OP, é só comparecer ao local onde ocorrerá a sessão. Não há a necessidade de integrar nenhum movimento social ou instituição. Somando todos os encontros do ano de 2022, mais de 300 pessoas já estiveram presentes nas reuniões, que aconteceram em cidades do interior do estado, como Limoeiro do Norte, Sobral, Cariri, Crateús e Canindé.


