Defensoria recebe membros do Cedef e encaminha as demandas de violações de direitos de PcD dentro da instituição
A defensora pública geral do Estado, Elizabeth Chagas, se reuniu nessa quarta-feira (4/5) com o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Cedef), Lucas Sampaio e com o conselheiro do Cedef, por meio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Aurenilo Oliveira. A reunião teve o objetivo de tratar das questões sobre acessibilidade na instituição, em todos os meios físicos e virtuais, e também o encaminhamento de denúncias sobre violações de direitos das pessoas com deficiência.
“Durante este tempo de pandemia, conseguimos muitos avanços em relação a nosso sítio eletrônico na internet e buscamos as certificações para promover melhor acessibilidade, no entanto, sabemos que sempre precisamos melhorar e ampliar essa oferta, por isso essa reunião é tão importante para que a gente alinhar as estratégias e passe a compreender melhor as necessidades para fazer uma Defensoria ainda mais inclusiva e acessível”, disse a defensora geral do Ceará, Elizabeth Chagas.
Ficou deliberado que o Cedef fará uma inspeção física aos prédios da DPCE para sugerir melhorias na acessibilidade da instituição, bem como ofertará cursos de capacitação para a rede de atendimento da instituição e consultoria sobre o uso de legendamento das imagens em meios virtuais. Além disso, a Assessoria de Relacionamento Institucional (Arins) ficou de estabelecer o fluxo das denúncias recebidas sobre violações de direitos para dar encaminhamento de soluções a essas questões. 
Participaram da reunião a defensora pública e assessora de relacionamento institucional, Lia Felismino, a assessora da Arins, Daniela Martins, a arquiteta do Setor de Arquitetura e engenharia da Defensoria, Karinny Victor, e a jornalista e coordenadora da assessoria de comunicação, Bianca Felippsen.

