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Defensoria supera 40 mil seguidores no Instagram e mídia se consolida na prestação de serviços e promoção de direitos dos usuários

Defensoria supera 40 mil seguidores no Instagram e mídia se consolida na prestação de serviços e promoção de direitos dos usuários

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É como se o perfil da Defensoria Pública do Ceará (DPCE) no Instagram se assemelhasse agora a uma cidade de médio porte, do tipo Várzea Alegre, no Cariri. Ou ao estádio Castelão (o maranhense, não o nosso) lotado em dia de clássico-rei. Ou ainda ao Conjunto Palmeiras, bairro da periferia de Fortaleza. Isso porque todos esses lugares têm em comum com a maior instituição de promoção de direitos humanos do estado o fato de serem formados por 40 mil pessoas.

O marco na terceira maior rede social do planeta foi alcançado pelo @defensoriaceara às vésperas de mais um Dia da Defensora e do Defensor Público e da Defensoria Pública, celebrado anualmente no Brasil em 19 de maio. A DPCE nasceu no Instagram em 28 de agosto de 2018. E, desde então, cresce exclusivamente de maneira orgânica.

Isso significa que a divulgação da atuação de defensoras e defensores é feita sem o patrocínio de postagens e sem o artifício de anúncios pagos. Quem chega, chega porque precisa do serviço, quer tirar uma dúvida, se identifica com a bandeira dos direitos humanos ou tem apenas curiosidade mesmo. Afinal, o ambiente virtual está repleto de memes (e todo tipo de assunto viraliza em um piscar de olhos).

“A tecnologia é uma aliada nossa. O atendimento olho no olho é prioridade absoluta, porque a Defensoria existe em função disso, do contato com as pessoas, mas as plataformas virtuais podem cumprir um papel importante na promoção da educação em direitos. Uma live sobre golpes bancários, por exemplo, pode alertar centenas de pessoas que nós não alcançamos no presencial. Então, é preciso utilizar a força das redes sociais a nosso favor para cada vez mais pessoas conhecerem os próprios direitos e saberem que podem contar com a Defensoria sempre que estiverem em alguma situação de vulnerabilidade”, afirma a defensora geral Elizabeth Chagas.

Foi pelo Instagram, inclusive, que muitos pré-atendimentos ocorreram, especialmente durante os picos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O perfil da DPCE é muito acessado por quem busca um número de contato ou informações sobre documentação para já chegar a um núcleo especializado com tudo o que é exigido na abertura de uma ação judicial. Orientações judiciais e consultas processuais, porém, não são dadas nem feitas pela rede social – somente pelas equipes jurídicas ou mesmo pelos(as) próprios(as) defensores(as), nos atendimentos presenciais, por telefone ou WhatsApps.

Campanhas temáticas baseadas em datas comemorativas ou em questões sociais latentes também são costumeiras no @defensoriaceara. Assim, a instituição aborda de forma educativa assuntos como feminicídio, racismo, indigenato, retificação documental, transfobia, feminismos, afrofuturo, cyberbullying, registro civil etc.

“A Defensoria tem uma agenda muito própria de atuação, pautada em prol dos direitos humanos, e um público muito específico, que são pessoas em situação de vulnerabilidade. Então, os conteúdos do Instagram, assim como de outras redes sociais e do site da instituição, precisam dialogar tanto com essas pessoas quanto com defensoras e defensores. Mas também precisam falar para a população em geral. Porque, ao fim e ao cabo, diante de uma sociedade tão desigual como a nossa, quase todo cearense é público em potencial da Defensoria. Nossa comunicação precisa ser inclusiva. E temos perseguido isso desde que decidimos marcar presença no espaço virtual”, pontua a assessora chefe da Comunicação da DPCE, jornalista Bianca Felippsen.

Somente no último um ano e cinco meses, o perfil da DPCE no Instagram cresceu 53%. Saiu de 26 mil em dezembro de 2021 para os atuais 40,1 mil. “Posicionamento em rede social requer estratégia e conteúdo de qualidade. E a gente tem acompanhado de perto o debate público local e nacional, porque hoje a Defensoria do Ceará conquistou projeção nacional dado o protagonismo que tem em muitas questões, para que os seguidores estejam sempre a par do que de mais importante tem acontecido. Acima de tudo, o perfil @defensoriaceara é uma grande plataforma de prestação de serviços”, frisa a gestora de mídias sociais digitais da DPCE, jornalista Kamilla Vasconcelos.