Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

DPCE lança programa voltado à saúde e qualidade de vida em parceria com o Corpo de Bombeiros

DPCE lança programa voltado à saúde e qualidade de vida em parceria com o Corpo de Bombeiros

Publicado em
Texto e foto: Ana Paula Lopes

Integrando o calendário do ano das programações voltadas ao cuidado do corpo e da mente, a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), realizará no próximo dia 03 de fevereiro, às 16h30, a solenidade de inauguração do programa “Saúde, Bombeiros e Sociedade”, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, na área externa do Núcleo de Petição Inicial (Rua Nelson Studart, sn, Luciano Cavalcante). Estarão presentes a defensor geral, Sâmia Farias e o Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), José Cláudio Barreto de Sousa e o Tenente Coronel do e Coordenador da Coordenadoria de Treinamento e Desenvolvimento Humano, Paulo George Girão da Silva.

A atividade integra o programa Entre-laços – A Defensoria que cuida da gente que tem voltado às atenções ao corpo técnico da instituição e também a sociedade civil. Desenvolvido pelo Gabinete de Segurança Institucional (Gabseg), a iniciativa tem como objetivo promover a saúde e a qualidade de vida por meio de aulas semanais, com atividades físicas de baixo impacto, como alongamento e dança, além de ações socioeducativas e campanhas de prevenção. Todas as atividades serão orientadas por profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

As inscrições para a primeira turma tiveram início em novembro de 2025 e, desde então, o número de participantes vem crescendo de forma contínua. Atualmente, 51 pessoas fazem parte do time “Saúde, Bombeiros e Sociedade” da Defensoria Pública. As atividades são destinadas a defensores(as) públicos(as), servidores(as), colaboradores(as), estagiários(as) e também à comunidade do entorno da sede administrativa da Defensoria Pública, localizada no bairro Luciano Cavalcante.

Socorro Pereira, 68 anos, moradora da comunidade, conta que, assim que soube da iniciativa, fez a inscrição e passou a integrar o programa. Presença confirmada nos encontros, ela celebra a experiência. “Estou amando fazer parte desse projeto. É um momento muito bom mesmo. Sempre digo para as pessoas que é uma oportunidade de a gente se distrair, sair de dentro de casa, sair da frente da televisão ou do celular, conversar um pouco. É muito bom, é maravilhoso”, compartilha.

Os encontros ocorrem às terças e quintas-feiras, sempre das 17h10 às 18h, no estacionamento da sede administrativa da DPCE. As inscrições seguem abertas. Interessados(as) devem preencher a ficha de inscrição e encaminhá-la para o e-mail gabseg@defensoria.ce.def.br ou realizar a inscrição presencialmente, na recepção da sede administrativa, mediante apresentação de RG e comprovante de endereço. Baixe a ficha de cadastro AQUI.

A defensora pública geral, Sâmia Farias, ressalta a importância de fortalecer parcerias para promover a transformação social e de saúde. “O programa é uma das ações que pensamos para promover o cuidado das pessoas, tanto de dentro da nossa instituição, como da comunidade no nosso entorno, uma forma de abrir as portas da instituição, levando atenção e saúde. Afinal, a Defensoria Pública precisa ser referência como espaço de acolhimento, de cuidado e humanização. Aqui é o começo e, quem sabe, mais à frente poderemos estender a iniciativa para outras sedes”, destacou.

“Esse projeto possibilita um olhar de cuidado e acolhimento para dentro e para fora da nossa instituição. Estimulamos o cuidado com a saúde, a boa convivência e a integração, que são fatores determinantes para a saúde mental e física. É uma iniciativa que vai além da prática de exercícios, oferecendo uma oportunidade para que as pessoas se priorizem”, pontua a psicóloga e coordenadora do setor Psicossocial da DPCE, Andreya Arruda.

O chefe do Gabinete de Segurança Institucional, coronel Clauber Wagner Vieira de Paula, destaca que a articulação do projeto reforça o compromisso da Defensoria Pública com a construção de um ambiente institucional mais equilibrado. “Ao integrar membros, colaboradores, estagiários e moradores do entorno em atividades físicas orientadas, buscamos incentivar o autocuidado, fortalecer a conscientização sobre a importância da saúde e contribuir para a melhoria do clima organizacional e social. Acreditamos que iniciativas como essa impactam positivamente não apenas o cotidiano de quem trabalha na instituição, mas também o território em que estamos inseridos, ampliando o papel da Defensoria como agente de promoção da cidadania”, afirmou o coronel.