DPCE prestigia entrega da Medalha Dom Hélder Câmara ao professor César Barros Leal
A defensora Mônica Barroso representou na noite da última sexta-feira (19/11) a Defensoria Pública Geral do Ceará (DPCE) em sessão solene da Câmara Municipal de Fortaleza. O evento marcou a entrega da Medalha dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara ao professor César Barros Leal.
Proposta pela vereadora Larissa Gaspar, a comenda foi aprovada por unanimidade pelo plenário daquela Casa Legislativa. “Essa medalha tem o nome de um dos homens mais dignos do século. É um desafio agora honrar essa homenagem. O destino me fez ser apresentado a dom Hélder em 1988 e jamais pensei em um dia receber uma comenda com seu nome. Ele sonhava em alcançar o infinito, onde os paralelos se encontram. Desistir não fazia parte de seu vocabulário”, frisou o homenageado.
Larissa Gaspar justificou a indicação do professor citando a produção de numerosos livros na área, a defesa e promoção que ele historicamente fez e faz dos direitos humanos, dentre outros importantes legados. “Defender os direitos humanos nos dias de hoje não é fácil, diante da realidade de tantas violações. Tive a oportunidade de estar mais próxima dele ao participar do curso que ele realiza de direitos humanos. É uma imersão no tema com pessoas de várias partes do mundo. Parabéns por esse grande evento que o senhor realiza”, disse a vereadora, ponderando que o Brasil é o país que mais ameaça e mata defensores dos direitos humanos.
Além de Mônica Barroso, compuseram a Mesa da sessão solene as seguintes autoridades: procurador do Estado, José Amauri Batista Gomes Filho; desembargador Durval Aires Filho, representando o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará; presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos na OAB-Ceará, Hélio Leitão; presidente da Associação Cearense de Tradutores Públicos, professor Gregório Oliveira; e Secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França.
Nascido em 1950, César Barros Leal é procurador do Estado e professor aposentado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Prevenção Criminal, é mestre, doutor e pós-doutor em Direito. É ainda pós-doutor em Estudos Latino-americanos e pós-doutor em Direitos Humanos.
Com informações da Câmara de Fortaleza.


