Eleição que definirá lista tríplice para cargo de corregedor(a) da Defensoria acontece nesta sexta-feira (12)
Os membros do Conselho Superior (Consup) da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) definem nesta sexta-feira (12/11) a lista tríplice de candidatos(as) ao cargo de corregedor(a)-geral da instituição. Sete nomes concorrem.
A eleição acontecerá durante sessão extraordinária do Consup, a partir das 10 horas, na sede da DPCE, no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza, em formato presencial e com transmissão pelo YouTube.
Tiveram inscrições deferidas ao pleito quatro defensoras e três defensores públicos. São elas(es): Andréa Maria Alves Coelho, Ana Cristina Soares de Alencar, Francisco Cléber de Oliveira Ribeiro, Carlos Alberto Mendonça Oliveira, Gustavo Gonçalves de Barros, Ana Cristina Teixeira Barreto e Patrícia de Sá Leitão e Leão.
Os três nomes mais votados pelos membros natos e eleitos do Consup serão encaminhados à presidente do Consup e defensora pública geral Elizabeth Chagas. Caberá a ela escolher quem ocupará o cargo pelos próximos dois anos. Atualmente, o corregedor-geral é o defensor público Carlos Alberto Mendonça Oliveira, que busca reeleição.
A Corregedoria-Geral é o órgão da Administração Superior responsável por fiscalizar e orientar a atividade funcional e a conduta dos membros e dos servidores da Defensoria Pública. A fiscalização tem como objetivo verificar a regularidade do serviço, a eficiência e a pontualidade dos membros da instituição no exercício de suas funções.
Qualquer pessoa pode noticiar à Corregedoria eventuais desvios ou omissões dos membros da Defensoria Pública. A Corregedoria-Geral é composta pelo corregedor-geral, defensor público integrante da classe mais elevada da carreira, que pode requisitar outros membros da DPCE pertencentes ao 2° Grau ou à Entrância Final para cooperar com os trabalhos, os quais atuarão como corregedores auxiliares.


