Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Escola Superior promove curso sobre Noções Introdutórias em Justiça Restaurativa

Escola Superior promove curso sobre Noções Introdutórias em Justiça Restaurativa

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará ( DPCE), por meio da Escola Superior (ESDP), promove nos dias 11 a 15 de julho o curso de “Noções introdutórias em justiça restaurativa”. O evento acontecerá das 13h às 17h  na Universidade de Fortaleza ( Unifor) ministrado pela defensora pública do Estado do Ceará, Érica Regina Albuquerque, e pelo mestre em direito pela Universidade Federal do Estado do Ceará e instrutor de práticas restaurativas pelo instituto TDH Brasil, Carlos de Melo Neto.    

A Justiça Restaurativa é um novo olhar para a construção de uma cultura de paz, cujos fundamentos direcionam ao alcance de resultados efetivos, auxiliando na resolução de conflitos e diminuindo a reincidência de demandas. Para a diretora da ESDP, a defensora pública Ana Monica Amorim, o curso visa à cooperação em fornecer noções básicas do que vem a ser justiça restaurativa. 

“ O curso  irá mostrar que a justiça restaurativa apresenta-se como um processo no qual vítima ou o ofensor, membros da comunidade, membros da família ou da sociedade de um modo geral, participam ativamente da resolução das ações que decorrem do ato delituoso ou infracional. Tudo isso é uma forma de ajudar as pessoas que foram vítimas de delito de forma a permitir que, tanto o autor, como as vítimas e seus familiares, a sociedade civil, no geral, possam promover uma integração e restauração em um ambiente harmônico e mais adequado. Então vamos capacitar defensores públicos, colaboradores, profissionais da rede de proteção e de acolhimento,” pontou a defensora. 

Para a coordenadora do Centro de Justiça Restaurativa da Defensoria (CJR), Érica Albuquerque, o momento é oportuno, pois é resultado do compromisso de difundir a justiça restaurativa no âmbito do sistema de justiça e no âmbito da garantia de direitos. 

“ O intuito do curso é fortalecer tanto as práticas restaurativas a serem desenvolvidas por profissionais em diversas instituições, como de alcançar a formação de profissionais que poderão desenvolver um enfoque restaurativo em suas atuações. Nesse sentido, receberemos nesse curso defensores públicos, colaboradores, profissionais que atuam no judiciário, Ministério Público, atuantes na SDHDS, tanto no âmbito do acolhimento institucional que acompanham crianças e adolescentes sem medida de proteção ,bem como em atendimento aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativa nos CREAS do município de Fortaleza. Portanto, esse processo formativo visa uma maior integração entre as instituições parceiras, promovendo o fortalecimento de suas competências e objetivando um alinhamento com o paradigma da justiça restaurativa,” disse a defensora. 

Os interessados em participar, poderão realizar as inscrições através do e-mail escolasuperior@defensoria.ce.def.br

 

SERVIÇO

Curso de Noções Introdutórias em Justiça Restaurativa

INSCRIÇÕES: escolasuperior@defensoria.ce.def.br

QUANDO: 11 a 15 de Julho  

LOCAL:  Universidade de Fortaleza (Unifor)- Sala B48