Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

ESDP promove nesta sexta (5/5) palestra com Cíntia Burille e Conrado Paulino sobre temas atuais na prática de Direito de Família

ESDP promove nesta sexta (5/5) palestra com Cíntia Burille e Conrado Paulino sobre temas atuais na prática de Direito de Família

Publicado em

A Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP) promove nesta sexta-feira (5/5) a palestra “Temas atuais na prática de Direito de Família”. Ministrarão a atividade o advogado, parecerista, escritor e pós-doutor em Direito, professor Conrado Paulino da Rosa, e a advogada, pesquisadora, mestra em Direito e membra da Comissão Nacional da Família e Tecnologia do IBDFAM, Cíntia Burille.

O evento acontecerá a partir das 10 horas, na sede administrativa da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE), em Fortaleza, e será aberto ao público. Para participar, é necessária inscrição prévia. Basta enviar e-mail para o endereço eletrônico inscricao.escolasuperior@defensoria.ce.def.br.

Tanto a palestra quanto o debate a seguir serão presenciais, no auditório da DPCE. Haverá transmissão pelo canal da Defensoria no YouTube. A palestra integra o ciclo anual de capacitação oferecido gratuitamente pela Escola Superior às defensoras, aos defensores e à comunidade jurídico-acadêmica em geral e ao público atendido pela Defensoria que se interessa pela temática.

Diretora da Escola, a defensora Mônica Amorim explica que questões alusivas ao direito de família, além de serem uma das maiores demandas da DPCE, requerem atualização constante. “Direito de Família é reflexo da sociedade. É muito dinâmico! A sociedade muda numa velocidade muito rápida e a gente tem que se adaptar.”

Professora universitária de Direito de Família e Sucessões, ela cita animais de estimação como exemplo. “Por muito tempo, os pets eram limitados a uma coisa ou a um patrimônio. Hoje, eles são tidos como parte da família. Então, os tutores podem pedir pensão e pode ser discutido direito de guarda e convivência. E isso é algo que repercute não só entre os defensores de família, mas também no Nudem [Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher], no Napi [Núcleo de Atendimento e Petição Inicial], no Nurdp [Núcleo de Resposta do Réu], nos núcleos de prática jurídica das universidades, nos colegas que atuam no Interior…”, pontua Mônica Amorim.

SERVIÇO
QUANDO: 5 de maio, a partir das 10 horas.
ONDE: auditório da Defensoria (av. Pinto Bandeira, 1.111, bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza).
PARA PARTICIPAR: inscricao.escolasuperior@defensoria.ce.def.br