Estudantes mostram em podcast, vídeo, cards, desenho e redação o que sabem e aprendem sobre seus direitos
A proposta é engajar todo corpo escolar no programa que leva informação e educação em direitos às escolas. Assim, estudantes das 14 escolas públicas têm a oportunidade de ganhar eletrônicos (celular, tablet, fones bluetooth e caixas de som) com a premição do I Concurso Minha Escola Ensina Direitos. As inscrições estão abertas até o dia 31 de outubro. Os detalhes estão no site https://campanha.defensoria.ce.def.br/minha-escola-ensina-direitos/
A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Ceará (PReVio) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (SinterOnibus) lançaram o Concurso para que os alunos criem peças criativas para expressar o que aprenderam em sala de aula em torno de temas como bullying e cyberbullying; direitos da infância; violência contra a mulher; saúde mental; direitos humanos; direito à defesa e a segurança pública; e direitos do consumidor. Os melhores trabalhos serão premiados no dia 10 de dezembro.
O projeto “Minha Escola Ensina Direitos” é voltado para a educação em direitos de crianças e adolescentes e alcança, ao longo de 2024, 14 escolas municipais de Fortaleza, Maranguape e Itapipoca, levando defensores públicos às salas de aula para explicar e debater direitos. Busca conscientizar e sensibilizar líderes estudantis para que se tornem agentes multiplicadores das informações e possam disseminar estratégias de prevenção à violência, combatendo todas as formas de negligência, discriminação, exploração, crueldade e opressão.
O concurso terá cinco categorias e cada estudante pode participar uma vez tanto na categoria individual e outra na categoria de grupo. As categorias individuais são Redação e Desenho e para as equipes de até 3 alunos (da mesma escola) podem inscrever projetos de video, campanha para redes e podcast. As inscrições são online até o dia 31 de outubro. Os trabalhos devem abordar o tema do Concurso: “A Defensoria e a defesa dos nossos direitos.”
Todas as informações detalhadas e o formulário para as inscrições estão disponíveis no edital do Concurso. Clique aqui para acessar.
É gratuito.


