Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Fortaleza sedia última audiência da 10ª edição do Orçamento Participativo da Defensoria Pública nesta quinta-feira (29)

Fortaleza sedia última audiência da 10ª edição do Orçamento Participativo da Defensoria Pública nesta quinta-feira (29)

Publicado em

As cidades da Região Metropolitana, do Maciço de Baturité e também Fortaleza recebem, nesta quinta-feira (29), a sexta e última audiência pública do 10ª edição do Orçamento Participativo (OP) promovido pela Defensoria Pública do Estado do Ceará. O encontro será realizado das 8h às 12h, no auditório do Centro de Formação Frei Humberto, localizado na Rua Paulo Firmeza, 445, no bairro São João do Tauape. A participação é aberta ao público e não exige inscrição prévia.

A audiência é uma oportunidade para que a população participe ativamente da construção das prioridades institucionais da Defensoria para o ano de 2026. Durante o evento, os participantes poderão votar em projetos e ações previamente sugeridos pela sociedade por meio da consulta pública realizada entre o final de janeiro e o início de março. Também será possível esclarecer dúvidas sobre o papel da instituição.

Nos dias 28, 29 e 30 de maio em Fortaleza acontecerá a 2ª reunião ordinária do Conselho Nacional De Ouvidorias Das Defensorias Públicas Do Brasil (CNODP). No dia 29, os membros do CNODP irão participar da audiência pública do Orçamento Participativo.

“O Orçamento Participativo é uma ferramenta essencial para fortalecer a escuta ativa e garantir que a população participe diretamente na condução da Defensoria. Ao longo dessas audiências, em 2025, observamos um engajamento crescente da sociedade civil, que traz demandas concretas, propostas inovadoras e contribui para uma gestão democrática e alinhada com as reais necessidades dos territórios. Chegar à décima edição do OP com a participação de tantas comunidades reafirma o nosso compromisso com uma atuação pública mais transparente, inclusiva e transformadora”, afirma Sâmia Farias, defensora geral.

Ao todo, foram seis audiências públicas realizadas nas cidades de Iguatu, Canindé, Crateús, Limoeiro do Norte, Viçosa do Ceará e Fortaleza. Após a conclusão do ciclo de encontros, a Defensoria irá consolidar os projetos mais votados e buscar, a partir dos resultados, os recursos e articulações necessários para viabilizar sua execução.

10 anos de escuta popular – O Orçamento Participativo da Defensoria Pública chega à sua décima edição em 2025. Criado em 2016, o OP tem fortalecido o diálogo entre a instituição e a sociedade civil, por meio da escuta ativa e da construção coletiva de prioridades. Desde então, diversas sugestões da população foram transformadas em ações concretas. As audiências públicas são realizadas anualmente no primeiro semestre.

 

Serviço:

Audiência Pública – Orçamento Participativo da Defensoria Pública do Ceará

Data: 29 de maio (quinta-feira), das 8h às 12h

Local: Auditório do Centro de Formação Frei Humberto – Rua Paulo Firmeza, 445, São João do Tauape – Fortaleza