Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Granja Portugal recebe roda de conversa sobre violência doméstica promovida pelo Nudem

Granja Portugal recebe roda de conversa sobre violência doméstica promovida pelo Nudem

Publicado em

O Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem) da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) realizou nessa terça-feira (22/3) mais uma roda de conversa alusiva ao mês da mulher. Dessa vez, a ação foi realizada com as mulheres na comunidade Granja Portugal e contou com participação da defensora Noêmia Landim, da assistente social Rozilene Frota e da psicóloga Úrsula Goes.

Os temas abordados durante a conversa foram relacionados à violência de gênero,violência doméstica e como as mulheres podem fazer para procurar por ajuda em caso de algum tipo de violência. Para a defensora do Nudem, momentos como esses são importantes porque têm caráter educativo.

“Durante o evento, além de fazermos uma contextualização da violência contra a mulher, tivemos a oportunidade de responder várias dúvidas sobre os funcionamentos das medidas protetivas e em relação às questões e criminais que envolvem o agressor. Foi um excelente momento de troca tanto para nós do Nudem quanto para as mulheres ali presentes”, comentou Noêmia Landim.

O perigo da violência silenciosa também foi destacado. Trata-se de um tipo de violência no qual não há a agressão física em si mas as consequências são tão severas quanto e podem levar ao adoecimento mental, baixa autoestima e até a perda de autonomia financeira. Além disso, foi lembrando que amigos e parentes também podem buscar ajuda em nome de uma mulher que é vítima. Quebrar o ciclo gerado pela violência é o passo mais importante durante todo o processo.

A roda de conversa integra a programação do Nudem  e é articulada pela Assessoria de Relacionamento Institucional (Arins) da DPCE. Após o encontro, as mulheres receberam orientações individualizadas das defensoras e participaram de ações promovidas pelo Sesc. A próxima atividade está prevista para o dia 30 de março, no Conjunto Ceará.

Mulheres vítimas de violência podem procurar a Defensoria por meio do Nudem, que funciona na Casa da Mulher Brasileira (CMB).