
Joyce Ramos é reconduzida para novo mandato na Ouvidoria Externa da Defensoria Pública do Ceará
Em Sessão Extraordinária do Conselho Superior (Consup), foi confirmada a recondução de Joyce Ramos ao cargo de ouvidora geral externa da Defensoria Pública do Estado do Ceará para o biênio 2025–2027. A decisão ocorreu após o processo eleitoral realizado no dia 1º de julho, que contou com a participação de 48 entidades da sociedade civil habilitadas. Joyce, que já ocupa a função, foi a candidata mais votada, com 85% dos votos válidos. A jornalista Jeane Freitas, segunda colocada, obteve 14% dos 49 votos computados em urnas instaladas nas sedes da Defensoria em Fortaleza, Sobral e Crato.
A Sessão Extraordinária do Consup aconteceu nesta sexta (11) com a presença de todo o colegiado: a presidenta Sâmia Farias, dos conselheiros natos Leandro de Sousa Bessa e Sandra Dond Ferreira, e dos conselheiros eleitos Adriano Leitinho, Ricardo César Batista, Sandra Moura de Sá e Sheila Florêncio Falconeri e da presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), Kelviane Ferreira Barros. Além da ouvidora geral externa da Defensoria, Joyce Ramos, participou a candidata Jeane Freitas e a presente do consleho Nacional de Ouvidorias da Defensoria, Cida Caovilla, que destacou a Defensoria cearense com uma das mais bem estruturadas do país e saudou o processo democrático para a escolha da nova gestão da Ouvidoria.
Com a homologação do resultado e a escolha confirmada pelo Consup, Joyce Ramos inicia seu novo mandato com o compromisso renovado de ampliar a escuta popular e reforçar o protagonismo da Ouvidoria como elo entre os movimentos sociais, as comunidades vulnerabilizadas e a instituição. Nascida em Baturité, Joyce é quilombola da Serra do Evaristo, tem 43 anos e é graduada em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Indicada pela Associação de Cooperação Agrícola do Estado (Acace), atua há mais de 25 anos na defesa de jovens, mulheres e trabalhadores(as) do campo e da cidade. À frente da Ouvidoria Externa, tem pautado sua gestão pela escuta ativa e pela articulação com organizações de base.
Tomada por emoção, a ouvidora anunciou que o novo mandato vai ampliar o diálogo com os movimentos e aprimorar os canais de escuta da sociedade. “Recebo com humildade e responsabilidade a recondução ao cargo de ouvidora geral externa da Defensoria Pública do Estado do Ceará. Este é mais do que um resultado eleitoral — é o reconhecimento de uma construção coletiva feita com os territórios, os movimentos populares e as pessoas que acreditam na força da escuta, do diálogo e da justiça”
A presidente do colegiado congratulou as candidatas e colocou a administração para ainda mais parcerias com a Ouvidoria. “Seguiremos firmes na defesa de uma Ouvidoria viva, combativa e conectada com os pleitos dos movimentos. Gratidão às entidades que caminharam conosco e a Jeanne que colocou seu nome à disposição. Seguiremos trabalhando com coragem e compromisso”, disse Sâmia Farias.