“Laços de Família” participa da Semana da Mulher Sobralense
A Defensoria Pública do Ceará (DPCE), por meio do projeto “Laços de Família”, participa da Semana da Mulher Sobralense. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a programação foi pensada visando garantir que durante nesta semana ocorram eventos em diferentes pontos da cidade com o objetivo de refletir sobre a temática da violência. A Semana da Mulher Sobralense é um movimento liderado pela Casa da Mulher Cearense de Sobral e reúne diferentes instituições.
Foram pensados quatro dias de programação, iniciando em 6 de março, com uma caminhada pelo centro de Sobral, até o dia 13, com diversas palestras ocorrendo durante o período. O “Laços de Família”, parceria Defensoria Pública e Uninta, contribui com momentos de sensibilização, mobilização e organizou também um evento nesta terça-feira (7), na sede Uninta, para debater sobre estratégias de combate à violência contra a mulher.
A coordenadora do projeto, professora Cláudia dos Santos Costa, ressalta a importância da instituição colaborar com esse momento. “Possibilita a divulgação da mediação familiar como prevenção da violência, divulgando os serviços ofertados. Participar e apoiar esta programação fortalece a atuação em rede, garantindo ações de prevenção e de acolhimento à mulher vítima de violência, bem como do grupo familiar que é impactado por esta violência. Possibilita ainda a construção de parcerias com outros projetos de extensão desenvolvidos nas instituições de ensino superior”, enfatiza.
Com o projeto “Laços de Família: conhecer para amar”, a comunidade sobralense tem acesso a práticas extrajudiciais, através da mediação, conciliação e demais técnicas de solução consensual de conflitos. “No acolhimento inicial, são recorrentes relatos de violência doméstica, nas suas diferentes nuances. Então, ter esta articulação com os equipamentos que atuam na defesa da mulher é fundamental para a garantia de uma gestão mais adequada dos conflitos familiares” explica o defensor público David Pontes, supervisor do projeto.


