
Maranguape ganha novo espaço para atendimento. É a sexta sede da Defensoria Pública inaugurada no interior do Ceará
TEXTO: DEBORAH DUARTE
FOTO: ZÉROSA FILHO
Na manhã desta terça-feira (02.09), a Defensoria Pública do Estado do Ceará realizou a entrega do mais novo espaço de atendimento à população em Maranguape. Esta é a sexta sede no interior inaugurada nestes 20 meses. São: Caucaia, Horizonte, Maranguape, Ipu, Itapipoca e Icapuí.
A cidade precisava de um local específico para o atendimento, uma vez que o espaço no fórum já não comportava mais o volume de atuações. Em 2024, foram realizados 10.011
procedimentos. Já nos seis primeiros meses de 2025, a equipe que atua em Maranguape já foi responsável por 5.692 procedimentos.
A defensora pública que atua na cidade, Eunice Colares destacou a atuação na cidade e ressaltou o trabalho de colaboradores e estagiários. “Vivemos hoje um dia muito feliz e não podemos deixar de agradecer as pessoas que conosco tornam a Defensoria em Maranguape tão gigante em atendimentos e resolução de demandas dos assistentes dessa cidade: os nossos colaboradores. Vocês nos ajudam na construção diária da justiça que cada assistido precisa e quer ver acontecer. Acolhem as pessoas com carinho, ouvem com atenção e dedicam tempo nas pesquisas jurisprudenciais”.
Durante a solenidade, a Defensoria homenageou o defensor público aposentado Pedro Pessoa Câmara (in memoriam), pai do atual prefeito de Maranguape, Átila Cordeiro Câmara, que atuou como defensor público por mais de 25 anos, além de ter sido prefeito de Maranguape nos períodos de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996. O atual prefeito também estava acompanhado por sua mãe, Socorro
“Como prefeito e também como filho de defensor, fico muito feliz em ver a Defensoria conquistar sua própria sede em nossa cidade. Essa conquista representa dignidade para os profissionais e acolhimento para a população que busca a justiça gratuita. Cresci acompanhando de perto a luta da instituição por autonomia e melhores condições de trabalho, quando meu pai atuava como defensor em Maranguape. Hoje, ver a Defensoria fortalecida e estruturada é motivo de orgulho, pois garante ao cidadão um atendimento mais humano e acessível”, discursou o atual prefeito de Maranguape, Átila Cordeiro Câmara.
A secretária de Direitos Humanos, Socorro França, esteve presente na solenidade representando o governador Elmano de Freitas, e destacou a atuação do ex-defensor público. “Se hoje temos uma Defensoria forte e atuante é porque, no passado, pessoas como Pedro Câmara ajudaram a escrever essa história. A nova sede em Maranguape simboliza dignidade e acolhimento, garantindo que cada cidadão, ao entrar por essas portas, tenha seus direitos respeitados. Um sistema de justiça fortalecido é essencial para assegurar liberdade, igualdade e justiça social, e a Defensoria tem cumprido esse papel com garra e compromisso.”
Além das sedes no interior, também foram instalados núcleos especializados no interior, como o Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos, em Sobral, e os Núcleos de Defesa da Saúde e de Situação Carcerária, ambos em Juazeiro do Norte. Neste mês de setembro, ainda haverá inauguração de nova sede nas cidades de Massape, Trairi e Beberibe.
A defensora pública geral destacou o crescimento da instituição. “A sabedoria popular nos ensina que a força de uma árvore está nas suas raízes. O crescimento da Defensoria depende justamente disso: de reconhecer quem somos, valorizar nossa história, estar presente nos territórios e compreender a nossa missão. A Defensoria nasce desse princípio, de estar enraizada no presente, mas sempre voltada para o futuro. Sabemos que prédios e estruturas, por si só, não transformam realidades. Quem transforma são as pessoas. Por isso, celebro cada defensora, cada defensor, cada servidor, estagiário e colaborador que dará vida a esta nova sede. É a dedicação de cada um de vocês que fará desses espaços um verdadeiro abrigo e farol de cidadania”, destacou Sâmia Farias.