Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Minha Escola Ensina Direitos vence votação nacional na 2ª Maratona Linguagem Simples para a Cidadania

Minha Escola Ensina Direitos vence votação nacional na 2ª Maratona Linguagem Simples para a Cidadania

Publicado em

O projeto Minha Escola Ensina Direitos, iniciativa da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) em parceria com o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio) do Governo do Ceará, conquistou o primeiro lugar na votação popular da 2ª Maratona Linguagem Simples para a Cidadania, promovida pelo Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados.

Durante o período de votação, o projeto cearense se destacou entre as práticas de todo o país, recebendo 59% dos votos. Em segundo lugar, ficou o Projeto Simplifique, da Procuradoria Geral do Mato Grosso do Sul, com 21,2%, e em terceiro, Cidadãos do Amanhã, da Prefeitura de Osasco-SP, com 11,1%.

O projeto realiza um ciclo de debates com estudantes da rede pública de ensino  sobre temas importantes. Este ano, 14 escolas de cinco municípios são beneficiadas pelo projeto, sendo seis em Fortaleza, duas em Maranguape, duas em Maracanaú, duas em Caucaia e duas no Crato. Na primeira edição, três cidades foram contempladas. 

“É um projeto transversal que, ao mesmo tempo que ele tem como entrega final um trabalho com a juventude, sobre temas importantes de compreensão sobre a existência e a formação dos direitos, ele também faz parte de um amadurecimento, de uma integração maior entre setores na Defensoria. O que está sendo premiado é um fruto muito do trabalho da nossa Assessoria de Inovação e Secretaria de Comunicação, que é justamente nessa perspectiva de uma proximidade maior com a essência do direito através de uma linguagem simples e de uma comunicação inclusiva. Então, realmente, nós ficamos muito felizes em vários aspectos, obviamente pelo reconhecimento nacional, mas, sobretudo, pelo êxito desse trabalho interno de soma e integração entre setores”, destacou a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Amélia Rocha, que estará presente na programação, ao lado da assessora do Clic – Laboratório de Inovação da Defensoria, Julyta Albuquerque.

A Maratona tem como objetivo ampliar a divulgação da Linguagem Simples no setor público, aproximar instituições dos cidadãos e debater a institucionalização da técnica com especialistas, servidores e interessados. O evento será realizado em Brasília, nos dias 9 e 10 de outubro, em alusão ao Dia Internacional da Linguagem Simples, celebrado em 13 de outubro.

Programação

9 de outubro (quinta-feira) – auditório Nereu Ramos: debates, palestras de convidados internacionais, estudos acadêmicos, experimentos práticos escolhidos por votação popular e lançamento da nova edição do Manual de Comunicação da Câmara dos Deputados. Serão 300 vagas disponíveis.

10 de outubro (sexta-feira) – no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara: quatro oficinas simultâneas voltadas a diferentes públicos, com 99 vagas. A participação é gratuita e todos os inscritos receberão certificado.