Mulheres do Cariri começam a ser atendidas hoje pela Defensoria em Movimento na Praça da Sé do Crato
Neste mês de março, a Defensoria está no Cariri cearense. De hoje, 6 de março, até esta quarta-feira (8), a Defensoria em Movimento integra as programações dos movimentos sociais e do Governo do Estado que fazem alusão ao Dia Internacional da Mulher. A ação, que leva de forma itinerante os serviços da DPCE até a população, por meio de uma carreta, acontece na Praça da Sé, no Crato.
Nesta edição, os atendimentos são exclusivos para o público feminino e acontecem da seguinte forma: durante os dois primeiros dias (6 e 7 de março) o atendimento é apenas para triagem. Hoje, dia 06 de março, o horário é das 14h às 17h. Já amanhã, no dia 7 de março, o atendimento será das 8h às 17h. Durante esses dois dias o atendimento é voltado apenas para agendamentos e as primeiras orientações sobre a documentação necessária para dar entrada nas ações. Já na quarta-feira, 8 de março, Dia da Mulher, defensoras e defensores farão atendimentos, das 8h às 12h.
Além do atendimento exclusivo, a programação inclui a realização de uma roda de conversa sobre os desafios de ser mulher às assistidas que participarem do evento. O momento é aberto ao público e acontece amanhã (07.03) a partir das 9 horas na Praça da Sé, local onde o caminhão da Defensoria estará estacionado.
A defensora pública e supervisora do Núcleo da Defensoria em Juazeiro do Norte, Jannayna Nobre, acompanha casos de violência contra a mulher em sua atuação na Casa da Mulher Cearense, que fica em Juazeiro do Norte. “Vamos atender todas as demandas de mulheres que surgirem pra gente aqui na ocasião. Mas enfocamos que ter a presença dessa estrutura aqui, durante essa data, é fundamental, porque os índices de violência doméstica da região são altíssimos. Agora, por exemplo no Carnaval, nas audiências de custódia tivemos predominantemente situações de violência doméstica. Então, é muito significativo fazer esse movimento para que as mulheres busquem ajuda e tenham conhecimento dos seus direitos“, destaca.
A Defensoria em Movimento tem estrutura completa para o atendimento com mais de 22 metros de comprimento e capacidade de fazer até 18 atendimentos simultâneos. A carreta foi adquirida pela atual gestão da DPCE e é a primeira vez que essa estrutura viaja para atendimento no interior do Ceará. Em fevereiro, o equipamento esteve no bairro Henrique Jorge, na capital, e realizou mais de 200 atendimentos.
Lia Felismino, defensora pública e assessora de relacionamento institucional da DPCE, ressalta o avanço da estrutura para dar mais conforto aos atendimentos nas comunidades. “A Defensoria sempre esteve atenta às necessidades da sociedade e o projeto Defensoria em Movimento é fruto dessa escuta da população. Por meio do Orçamento Participativo, pudemos identificar a demanda dos moradores sobre o atendimento itinerante e trilhar caminhos para aprimorar esse contato, melhorando nossa estrutura de atendimento. Integrar no Cariri cearense uma programação voltada às mulheres é parte desta atenção ao nosso público-alvo. A Defensoria está em situações de vulnerabilidades, como são os aviltantes casos de violência doméstica na região, para mostrar a presença do Estado-Defesa e para garantir direitos”.
Serviço:
Defensoria em Movimento
VOLTADO PARA MULHERES
Dias 06, 07 e 08
Na Praça da Sé, no Crato
Roda de Conversa: O desafio de ser mulher
Dia 7, às 9h
Na Praça da Sé, no Crato
Agendamentos e orientações
Dia 6 a triagem acontecerá de 14h às 17h e 7 de março, o público será recebido de 8 às 12h e pela tarde de 14h às 17h
Atendimento dos defensores e defensoras (agendados)
Dia 8 de março, das 8h às 12h



