Nadij realiza capacitação sobre BPC com equipes de unidades de acolhimento para crianças e adolescentes
Durante os dias 12 e 13 de abril, a Escola Superior da Defensoria viabilizou junto ao Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública da Infância e da Juventude (Nadij) uma capacitação sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) com integrantes de instituições de acolhimento de crianças e adolescentes. A oficina foi realizada pelos representantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na sede da Defensoria Pública do Estado do Ceará, em Fortaleza.
Essa não é a primeira vez que o encontro é realizado na sede da instituição. Em novembro de 2021, já havia acontecido uma reunião semelhante, mas devido ao grande número de demandas recebidas pelas defensoras do Nadij com dúvidas sobre o BPC, foi vista a necessidade da realização de um segundo momento, dividido em dois dias para análise de alguns casos.
“O Nadij tem como objetivo garantir os direitos das crianças e dos adolescentes e um dos nossos serviços é fazer o acompanhamento desse público nos acolhimentos. Foi a partir daí que surgiu a ideia de realizarmos esse momento de capacitação sobre o BPC, pois identificamos a dificuldade desses representantes em acessar o sistema, o que estava gerando muito indeferimento. Como a Defensoria possui uma parceria com o INSS, convidamos eles para esse momento de capacitação e conhecimento sobre esse benefício’’, explicou a defensora titular do Nadij, Jacqueline Torres.
A explicação sobre o benefício foi mediada pela coordenadora do Serviço Social do INSS
Fortaleza, Tatiana Mendonça , que destacou a importância da realização do encontro juntamente com os representantes das instituições. “Sem dúvida alguma, esse momento é super relevante para gente trocar informações, porque mesmo nesse tempo de muito acesso a informação, muitas dúvidas acabam ficando, principalmente sobre este assunto do Benefício de Prestação Continuada, que é algo está muito presente no dia a dia desses representantes, e além disso, nada substitui esse trabalho presencial, que a gente pode prestar essa auxílio de uma maneira mais precisa’’, comentou
O psicólogo da Unidade de Acolhimento Renascer, Aely Viana, frisou a importância do momento. “É fundamental essa capacitação de hoje, visto que o público que atendemos, geralmente são pessoas que possuem dificuldade cognitiva ou motora, e eles encontram muitas dificuldades em acessar o sistema. Ter essa capacitação nesses dois dias, certamente fará um diferencial nos nossos atendimentos’’, frisou.
Participaram do encontro os representantes das instituições Unidade de Acolhimento Recanto da Luz, Unidade de Acolhimento Renascer, Acolhimento IV, Abrigo domiciliar Maracanaú e Casa Sol Nascimento.
Saiba Mais – O Benefício de Prestação Continuada (BCP) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) é a garantia para que essas crianças acolhidas possam se desenvolver de forma plena na sociedade. A gestão do BPC é feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a operacionalização é realizada pelo INSS. O benefício é individual, não vitalício e intransferível, que garante a transferência mensal de um salário-mínimo.

