
#NaPausa encerra o ano com 65 transmissões e mais de 51 mil pessoas alcançadas; projeto continua em 2021
Criado para ser ponte entre a Defensoria Pública do Estado (DPCE) e a população durante a pandemia da Covid-19, o #NaPausa cresceu, foi além do período de isolamento social e encerra o ano tendo alcançado 51.220 pessoas. Foram, ao todo, 65 transmissões ao vivo pelo Instagram entre os meses de março e dezembro.
“Educação em direitos é a chave para o pleno exercício da cidadania. Enfrentamos o desafio de fazer isso mesmo sem a possibilidade da realização der encontros presenciais e conseguimos discutir temas de relevância, levando informações qualificadas e importantes a milhares de pessoas para elas exercerem cada vez mais suas cidadanias”, sintetiza a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), defensora Patrícia Sá Leitão.
Nos primeiros nove meses de existência, o projeto pautou temas como direito do consumidor, empatia em tempos de crise, impactos do coronavírus sobre o Direito da Família, execução de alimentos em tempos de pandemia, mediação familiar, racismo estrutural pós-abolição, violência doméstica, racismo e intolerância religiosa, mulher negra nas instâncias de poder, pandemia e direitos humanos na América, homicídio de jovens negros, mulheres no cárcere, discriminação e misoginia nas instituições, saúde mental, o papel do juiz no encarceramento, acesso à Justiça etc.
Exibida em 4 de maio, a live “Direito de guarda em tempo de Covid” registrou recorde de público tanto durante a transmissão quanto após, ao ser publicada na rede social. Mais de quatro mil pessoas assistiram ao debate da defensora pública Roberta Quaranta com o pós-doutor em Direito e advogado especializado em Família e Sucessões, professor Conrado Paulino da Rosa.
“O #NaPausa nasceu de um imprevisto e se tornou uma pausa necessária, um momento esperado. Une a tecnologia com a necessidade de uma pausa bonita, frutífera e que juntou vários assuntos úteis à nossa vida defensorial. É um acervo que fica, porque toda a produção está arquivada e disponível para quem quiser assistir ou rever”, pontua a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Ceará (Adpec), defensora Amélia Rocha.
Fruto de parceria entre a ESDP e a Adpec, o #NaPausa é um projeto cujas edições, todas elas, podem ser acessadas a qualquer hora, na íntegra. Basta o usuário do Instagram buscar os conteúdos nos perfis @defensoriaceara e @adpec. Em 2021, as transmissões para promoção de educação em direitos continuarão. Esse ano, a média de público por live foi de 788 pessoas.
Os debates envolveram defensores públicos cearenses das mais diversas áreas de atuação com especialistas de várias ciências e partes do Brasil. “O excelente desempenho desse ano nos mostra uma perspectiva muito boa pro #NaPausa em 2021. Já estamos listando temas e prospectando convidados para iniciarmos o ano que vem com as discussões da ordem do dia e que nossos assistidos e colegas defensores demandam”, pontua Patrícia Sá Leitão.