Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

No Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, Defensoria realiza atendimento no Centro de Fortaleza

No Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, Defensoria realiza atendimento no Centro de Fortaleza

Publicado em

Nesta segunda-feira (19/8), a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) vai realizar mais um atendimento dedicado à população em situação de rua de Fortaleza. A ação acontece na Praça dos Leões, no centro da Capital, das 12h às 16h, com defensores e a equipe técnica dos núcleos de Direitos Humanos e Ações Coletivas (Ndhac), do Núcleo de Assistência ao Preso Provisório e às Vítimas de Violência (Nuapp) e do Núcleo Especializado em Execuções Penais (Nudep).

O atendimento é em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado nesta data, marcando a instituição de 20 anos da data que foi criada para lembrar do crime, em 2004, conhecido como “Massacre da Sé”, no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, na capital paulista.

A defensora pública Mariana Lobo, supervisora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas destaca que “a ação já é uma rotina do núcleo com atuações ordinárias voltadas para a população em situação de rua, porque temos como objetivo dar orientação jurídica a esses assistidos, identificando demandas e proporcionando o conhecimento dos seus direitos”, pontua.

Dentre as principais demandas de atendimento destacam-se a procura pela regularização de documentação, principalmente certidão de nascimento, acesso às políticas de proteção, como acolhimento institucional, questões relacionadas à segurança alimentar e procedimentos criminais que a pessoa responde ou já respondeu.

SERVIÇO