
Nota pública contra violência nas escolas
A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará expressa preocupação aos episódios de violência dentro das escolas.
As unidades de ensino são espaços de convivência, aprendizado e desenvolvimento, onde todos devem ser tratados com respeito e dignidade.
Não há justificativa para a violência, seja ela física ou psicológica, contra alunos, professores, funcionários ou qualquer outra pessoa que esteja no ambiente escolar. É preciso que todos trabalhem juntos para prevenir e combater esse tipo de comportamento, promovendo a cultura da paz e do diálogo.
Alem disso, importante ressaltar que o compartilhamento de informações, fotos e vídeos relacionados aos ataques nas escolas, além de intensificar o sentimento de pânico e apreensão na população acaba estimulando a ocorrência de novos fatos. Portanto, todo tipo de conteúdo acerca do tema não deve ser propagado.
A Defensoria Pública está fazendo os contatos para os acolhimentos necessários e reafirma seu compromisso com o fortalecimento de políticas públicas que garantam um ambiente seguro e acolhedor para todos os membros da comunidade escolar, onde as diferenças sejam respeitadas e valorizadas.
Para denunciar, a população pode acionar o Dique-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) pelo número 181 ou pelo WhatsApp (85) 3101-0181.
Por fim, deixamos nossa solidariedade às vítimas de violência nas escolas e seus familiares, e reforçamos a importância da denúncia e do combate a todo tipo de violência.