Nusol recebe visita institucional de profissionais de Conciliação e Mediação do TJCE
O Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos (Nusol) da Defensoria Pública do Ceará (DPCE) recebeu, na última terça-feira (7/3), a visita profissionais atuantes no Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Fortaleza e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), responsáveis por soluções extrajudiciais dentro do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
A equipe visitante foi recebida pelos defensores públicos Rozane Magalhães, supervisora do Nusol, e Manfredo Rommel, coordenador das Defensorias da capital (CDC). A visita faz parte de uma agenda administrativa voltada para conhecer o funcionamento e estreitar laços institucionais com as extensões da CEJUSC dentro do Poder Judiciário cearense.
A juíza-auxiliar Sirley Cíntia, que atua junto ao juiz Rômulo Holanda na coordenação do CEJUSC, entendeu a visita como bem-sucedida, avaliando positivamente a estrutura e atendimento prestado pelo Nusol.
Para Rozane Magalhães, defensora pública e supervisora do Nusol, a visita é bastante significativa e fomenta a importância da existência de núcleos de conciliação e pacificação social como o Nusol. “A visita, especialmente da juíza Sirley Cíntia, é bastante significativa, pois sua atuação será exclusivamente na solução de conflitos pré-processual, exatamente onde o Nusol opera. Ela fez a visita e conheceu as dependências para fomentar justamente o processo extrajudicial e divulgar mais ainda o trabalho das extensões”, afirma.
Criado em 2014, o Nusol é o braço da Defensoria Pública na solução de conflitos e mediações sem a necessidade de intervenção da Justiça. Logo, em 2016, a partir de uma resolução nacional, um convênio foi firmado entre os dois órgãos do sistema de justiça, impulsionando o grau de resolutividade das sessões de mediações e conciliações.

Compuseram a comitiva do CEJUSC da Comarca de Fortaleza, a juíza-auxiliar Sirley Cíntia Pacheco Prudêncio, a chefe administrativa, Geanne Catunda de Carvalho Barret, e a assistente de apoio judiciário, Bárbara Lima Bastos. A técnica Mariana Viana Mont Alverne também fez parte da visitação, representando Vanja Fontenele, desembargadora e supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).


