
Ouvidoria Externa apresenta balanço de ações no Consup
O Conselho Superior da Defensoria Pública realizou nesta sexta-feira (6), a 6a Sessão Ordinária com a presença da presidenta do colegiado, Sâmia Farias, dos conselheiros natos Leandro de Sousa Bessa e Sandra Dond Ferreira, e dos conselheiros eleitos Adriano Leitinho, Ricardo César Batista, Sandra Moura de Sá e Sheila Florêncio Falconeri e da ouvidora geral externa da Defensoria, Joyce Ramos e da presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), Kelviane Ferreira Barros.
Durante a Sessão, a ouvidora da instituição Joyce Ramos apresentou o balanço das ações da Ouvidoria Externa. A conselheira contou que, em 2024, a Ouvidoria Geral reafirmou seu papel como ponte entre a instituição e a sociedade, promovendo escuta ativa das populações vulnerabilizadas e apoio da luta dos movimentos sociais pela ampliação de direitos. Atuou em frentes diversas, como as cozinhas populares, o projeto das Defensoras Populares, Amar Defensoria, o Orçamento Participativo e a Defensoria em Movimento, além de apresentar os dados de atendimento. O edital para eleição da gestão da Ouvidoria 2025-2027 foi lançado, em linguagem simples, dia 02 de junho.
A proposta de resolução que altera a Resolução nº 213/2022 do Consup — responsável por instituir, no âmbito da Defensoria Pública do Estado do Ceará, a política de valorização da maternidade, da amamentação e de proteção à primeira infância — foi retirada de pauta a pedido da Adpec, que solicitou tempo para realizar consulta à carreira sobre o tema.